Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Medicamento para a diabetes diminui risco de Alzheimer

É a conclusão de um novo estudo feito nos Estados Unidos.

Medicamento para a diabetes diminui risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

09:01 - 12/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Existe um medicamento utilizado comummente para a diabetes que pode reduzir o risco de Alzheimer em mais de um quinto. Quem o diz é uma equipa de investigadores americanos que assina um estudo pulicado na BMJ Open Diabetes Research & Care.

Conhecidos como TZDs (tiazolidinedionas), os investigadores afirmam que esta classe de fármacos, utilizados no tratamento da diabetes, consegue aumentar o fluxo sanguíneo reduzindo o colesterol 'mau', aumentando os níveis de oxigénio no sangue.

Leia Também: Quinoa pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, diz estudo

Para este estudo foram analisados mais de meio milhão de pacientes, com diabetes tipo 2, entre 2000 e 2019. Graças a estes dados foi possível descobrir que as pessoas que que tomavam este medicamento tinham um risco menor, em 22%, de vir a desenvolver Alzheimer.

Aliás, este medicamento fez ainda com que os casos de Alzheimer e demência vascular, no grupo analisado, caíssem em 11 e 57%, respetivamente. Número que foi comparado a outras pessoas que fizeram tratamentos com medicamentos alternativos para a diabetes.  

Os investigadores justificam esta ligação dizendo que já foram publicados vários estudos onde se descobriu que as pessoas com diabetes tipo 2 estão mais vulneráveis a demência - "ambas as condições têm uma ligação com a má circulação sanguínea", explica a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.

Segundo os autores do estudo estas descobertas criam opções para a criação de novos tratamentos para a demência utilizando TZDs.

Leia Também: Ioga pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar níveis de açúcar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório