Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Como tornar uma frigideira de aço inoxidável antiaderente

O efeito 'Leidenfrost' vai ajudar.

Como tornar uma frigideira de aço inoxidável antiaderente
Notícias ao Minuto

15:25 - 10/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

Panelas, tachos e frigideiras podem ser um pesadelo para limpar, no entanto, se forem utilizados corretamente a tarefa fica mais fácil. O Popular Science explica o que deve fazer para tornar uma frigideira de aço inoxidável mais antiaderente. 

O portal sugere utilizar o efeito 'Leidenfrost' a seu favor e tornar uma frigideira de aço inoxidável mais antiaderente. Alertando que colocar este efeito em prática não vai transformar completamente o seu utensílio, no entanto, é pouco provável que a comida se cole e não mova, prevenindo aqueles processos de limpeza chatos. 

Leia Também: Esta é a melhor forma de acabar com as manchas de água no chuveiro

Primeiro, é essencial entender que, a não ser que esteja a aquecer alguma coisa, nunca deve colocar comida numa frigideira fria. Ou seja, pré-aqueça sempre o seu utensílio antes de colocar o que seja, em cima, aliás até mesmo antes de colocar o óleo, por exemplo.

Existem algumas razões para isto. Então, à medida que os alimentos frios e ricos em proteína, como a carne vermelha ou frango, aquecem, ao mesmo tempo que uma panela fria, as proteínas ligam-se a alguns dos elementos do metal, como átomos de ferro, explica o portal. Efeito que faz com que os alimentos se colem e não os consiga tirar com facilidade. 

É também importante pré-aquecer a sua panela porque, a nível microscópico, o aço inoxidável tem uma superfície porosa. Isto é, quando o metal aquece e expande faz com que os poros se tornem mais pequenos, o que resulta numa superfície mais lisa e, por isso, antiaderente.

Leia Também: O truque (rápido) para limpar os azulejos da casa de banho

Os tempos de pré-aquecimento dependem, e muito, de cada frigideira, assim como da potência do seu fogão. Por isso, também é importante saber quando adicionar os ingredientes e é para isso, explica o portal, que serve o teste da água.

Quando a frigideira está com a temperatura certa, pode colocar uma gota de água no meio, que ela não vai evaporar instantaneamente, mas sim rolar ou flutuar, como "um disco de 'air hockey'", explica a Popular Science. Algo que acontece graças a um princípio, chamado efeito 'Leidenfrost', que se aplica à cozinha, mas também às mesas de 'air hockey'.

Então, isto significa que, nas mesas de 'air hockey', cria-se "uma fina camada de gás entre o disco e a superfície abaixo, que permite que o disco flutue, já no caso da gota, existe uma fina camada de água que vaporiza, instantaneamente, ao tocar o metal quente, proporcionando um revestimento gasoso que faz com que a gota também flute na frigideira".

Apesar deste efeito ser mais visível com a gota de água, também se aplica aos alimentos, quando a sua humidade atinge frigideira. 

Para este efeito funcionar, precisa de uma temperatura alta e constante, por isso, não deve acrescentar ingredientes vindos diretamente do frigorífico, nem do congelador. Se o fizer vai estragar tudo e os alimentos vão, com toda a certeza, colar-se ao fundo da frigideira.

Isto significa que todos os ingredientes que cozinhar devem estar à temperatura ambiente antes de os colocar na frigideira. Assim, vai garantir que o efeito funciona, mas também que o óleo, ou o que estiver a usar naquele momento, não salta para todo o lado. 

Se cumprir este processo e regras vai sempre garantir que a sua frigideira se torna mais antiaderente e  que não tem demasiado trabalho ao lavar a loiça.

Leia Também: Este truque rápido (e eficaz) vai deixar as suas janelas a 'brilhar'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório