Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Os efeitos que a Covid-19 pode ter na voz

Diferentes estudos descobriram que o vírus pode causar laringite e alterar o som da voz.

Os efeitos que a Covid-19 pode ter na voz
Notícias ao Minuto

10:43 - 10/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Até ao momento, já foram registados vários casos, segundo a Healthline, em que um dos principais sintomas de Covid-19 é laringite. Apesar de não ser muito comum, tem consequências, podendo até alterar o som da voz, explica a plataforma especializada em saúde,

Caso não saiba, a laringite é uma inflamação da laringe, a área onde estão as cordas vocais. É um problema que tem, muitas vezes, como efeito colateral a rouquidão, o que altera a qualidade e o caráter da voz.

A laringite é um possível, mas pouco comum, sintoma de Covid-19, no entanto, algumas pessoas relataram alterações na voz, principalmente rouquidão, após um teste positivo.

Leia Também: Fumar aumenta o risco de infeção por Covid-19 em quase 50%

A Healthline explica que estes sintomas podem ser provocados por vários problemas ou fatores, relacionados com o vírus, nomeadamente, a inflamação das vias respiratórias superiores, que causam inchaço nas cordas vocais. É também possível que a tosse ou vómitos muito fortes, irritem as cordas vocais, assim como a intubação, para ajudar a respirar. O vírus pode ainda ferir ou irritar o nervo vago, que possui ramificações relacionadas à produção vocal, acrescenta a plataforma. 

Além disto, alguns investigadores já identificaram níveis mais elevados da proteína ACE2, um recetor para o vírus SARS-CoV-2, que causa Covid-19,  nas cordas vocais. Isto significa que, a presença destes recetores sugere que algumas pessoas podem estar mais vulneráveis a alterações de voz, após a infeção. 

A plataforma cita ainda um estudo, que envolveu 155 pessoas infetadas pelo vírus, onde se concluiu que 5% sentiu rouquidão como sintoma. Afirmando também que a variante Omicron é a que, para já, mas afeta afeta as vias respiratórias superiores, algo pode levar a laringite, problemas a engolir e dores de garganta. 

Leia Também: Covid-19. Novo sintoma comum pode criar mais uma vaga

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório