Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Falta de financiamento coloca edição de 2023 do Portugal Fashion em risco

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade que organiza o Portugal Fashion que se realiza no Porto, disse hoje que esta iniciativa de moda poderá não se realizar em 2023 por falta de financiamento europeu.

Falta de financiamento coloca edição de 2023 do Portugal Fashion em risco
Notícias ao Minuto

18:33 - 09/10/22 por Lusa

Lifestyle Portugal Fashion

"Será muito difícil [realizar-se] e o Portugal Fashion estará mesmo em risco se não tivermos uma definição clara do próximo quadro comunitário, como o podemos encarar e se teremos ou não algum apoio por parte do Governo", afirmou Alexandre Meireles à Lusa.

O Jornal de Notícias escreve hoje que o Portugal Fashion está em risco de não se realizar a partir do próximo ano por falta de financiamento.

O diário avança que a edição de outubro, que arranca terça-feira, já não será financiada em 85% por fundos comunitários, como era habitual, mas que a ANJE assegurou o financiamento necessário para realizar a iniciativa, mas tem dúvidas de que consiga repetir o esforço em 2023.

Alexandre Meireles explicou que a ANJE fez e pediu um "esforço extra" aos patrocinadores e entidades envolvidas para realizar esta edição.

"A ANJE fará tudo ao seu alcance para realizar o Portugal Fashion, independentemente da fonte de financiamento, mas não vai comprometer o futuro da associação para o fazer", garantiu.

Entretanto, o presidente da ANJE já pediu "com caráter de urgência" uma audiência ao ministro da Economia, ainda sem qualquer resposta, disse.

Já dados enviados pela ANJE à agência Lusa apontam que o Portugal Fashion estava a ser financiado pelo Portugal 2020, mas este quadro comunitário acabou e ainda não abriu um novo quadro, no qual a iniciativa se possa inserir.

"Já na edição de março deste ano, o certame estava fora deste quadro. Apenas se realizou por ter havido um reforço da candidatura. Como continua a não existir um quadro comunitário disponível, a ANJE esperava que o mesmo acontecesse com esta edição de outubro. A resposta negativa veio apenas 30 dias antes da realização desta próxima edição", lê-se na informação.

A ANJE reforça que "a realização do evento é essencial para várias áreas, especialmente, para o têxtil e calçado".

Mais oportunidades na exportação é outro dos argumentos da associação que, a título de exemplo, refere que "um dos horizontes que se abriu recentemente foi África" através do "memorando de entendimento com o Afreximbank que permitiu intensificar a parceria na busca de novas oportunidades para o setor têxtil tanto para África -- no mercado europeu --, como para os empresários portugueses".

Já um estudo da Universidade Católica do Porto indica que a realização do Portugal Fashion, ao longo dos últimos cinco anos, gerou "um impacto de 45,4 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto português e sustentou anualmente entre 170 e 449 postos de trabalho".

O Portugal Fashion é uma iniciativa de promoção da moda portuguesa, autoral e industrial.

A edição de outubro começa terça-feira e decorre até sábado.

Leia Também: Nuno Gama e a coleção de pessoas que fizeram de Lisboa o seu oásis

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório