Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Muito do Natal passa-se à mesa. Como decorar a sua (sem gastar demasiado)

Pense no Natal. Agora, pense no tempo que passa à mesa no Natal. É bastante, concorda? Assim sendo, faz sentido conceder à decoração da mesa de Natal uma importância devidamente proporcional. Mas numa altura em que, mais do que nunca, apertamos os cordões à bolsa, importa fazer escolhas ponderadas. Por isso mesmo, partilhamos sugestões originais e pouco dispendiosas para (bem) decorar a mesa este Natal.

Muito do Natal passa-se à mesa. Como decorar a sua (sem gastar demasiado)
Notícias ao Minuto

10:36 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Embora o Natal seja muito mais do que uma comemoração delimitada de dois dias, sendo uma festividade que perpassa a data concreta em que se celebra, a verdade é que estamos já em velocidade de cruzeiro rumo ao seu apogeu. A casa está já decorada a preceito, as crianças estão a ultimar a carta ao Pai Natal enquanto os adultos vão fazendo check na lista de presentes, mais ou menos simbólicos, já comprados. Todo o quadro se compõe para festejar a quadra e, apesar de ainda ao longe, já começa a cheirar a bacalhau com couves, a peru, a rabanadas e a sonhos.

Sim, há muito sobre o Natal que se passa à mesa e não é só a comida que nos referimos. É à mesa que timbramos juntamente com os nossos a verdadeira confraternização e partilha a que a época natalícia apela. Como tal, não podemos descurar a decoração da mesa de Natal, devendo temperá-la com bom gosto, de preferência sem empenhar o subsídio de Natal apenas para esse fim. E não, não é uma receita difícil de concretizar se se socorrer dos ingredientes certos como é o caso destas criativas propostas da hôma - Happy Home Living.

O que não pode faltar à mesa?

Façamos um exercício simples: o que é que não pode faltar numa mesa? Em primeiro lugar, uma toalha - mas será mesmo assim? 'Nim'. Uma toalha é, por certo, um elemento importante numa mesa, nomeadamente numa mesa de Natal. Que tipo de toalha? Pode ser uma toalha específica, com padrão alusivo à época, mas sendo a ideia poupar, uma toalha lisa, ou axadrezada, com cores natalícias funcionará igualmente bem e poderá com facilidade ser reutilizada. Que cores são essas? O vermelho e o verde, sem dúvida, mas também o intemporal branco - e por que não arriscar num azul?

Notícias ao Minuto © hôma  

Porém, e justificando o 'nim', não tem imperiosamente de usar uma toalha na mesa de Natal. Pode inovar recorrendo a individuais, ou mesmo abdicar de ambos e usar antes sousplats, esta última uma escolha sofisticada e quem sabe até mais em conta. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Por cima dos sousplats, como o nome indica, é suposto estarem os imprescindíveis pratos. Mais uma vez, não precisa de adquirir um serviço com motivos natalícios, que será mais limitativo - embora seja um investimento com a promessa de durar uma vida! -, podendo optar por um serviço simples. Já sabe, o branco nunca compromete - loiça incluída - e comunicará sempre bem com outras escolhas decorativas, mas serviços cujas cores sejam sugestivas da quadra ou com detalhes mais requintados, como um rebordo dourado, também ficarão lindamente na sua mesa de Natal.

Notícias ao Minuto © hôma  

Atenção ao desgaste (e à fragilidade)

Vamos agora aos talheres. Aqueles que são usados no quotidiano tendem a sofrer sinais de desgaste e, provavelmente, não estarão em condições de integrarem o painel natalício. Ter um conjunto de talheres só para ocasiões especiais é uma excelente ideia, e precisamente porque são especiais podem ostentá-lo com um banho dourado. Se bem que um faqueiro prateado é uma opção segura e com o design certo pode gritar elegância.

Notícias ao Minuto © hôma  

No que toca a peças essenciais para compor a mesa de Natal falta ainda falar dos copos. Copos com apontamentos de cor - tons dourados são novamente bem-vindos - e/ou com texturas mais trabalhadas serão um elemento forte a considerar. Também no caso dos copos, até pela sua fragilidade, convém ter um conjunto de reserva para receber convidados em casa qualquer que seja a ocasião.

Notícias ao Minuto © hôma  

Não tão essenciais, mas...

Talvez não tão essenciais mas igualmente importantes são os utensílios de servir onde colocamos a comida, como tabuleiros, pirex, travessas, saladeiras, pratos para bolos, ou tarteiras. Tem a certeza de que as peças deste género que tem em casa e que usa há anos - algumas até diariamente - cumprem os requisitos para terem protagonismo na mesa de Natal?

Se após ter-se certificado se esses utensílios estavam dentro dos critérios para servir à mesa a resposta foi não, é natural, nada dura para sempre. Não irá, pois, arrepender-se de ter peças de reserva que não o envergonhem numa situação festiva.

Nos detalhes mora a diferença

A mesa de Natal não se faz só das peças que já mencionámos. Concedamos agora particular atenção aos pormenores decorativos. Já o fizemos sobressair, de certa forma, mas insistimos: jogando com as cores ideais, evocativas do tema natalício, e somando mais alguns detalhes de decoração é possível obter uma mesa de Natal capaz de convencer a mais exigente das visitas.

Senão vejamos. Uma toalha axadrezada em tons de vermelho e branco, um serviço de loiça branco, simples, um castiçal com pinhas em jeito de centro de mesa, umas argolas de guardanapo com azevinho integrado, e uns laços ou flores em cima de cada prato compõem uma bonita mesa sem implicar grandes gastos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Uma coroa de Natal poderá também perfeitamente desempenhar o papel de centro de mesa; abuse de velas, são um excelente aliado; pequenos enfeites decorativos - pinheirinhos, pais natais ou bonecos de neve, por exemplo - podem ser dispostos na mesa conferindo-lhe automaticamente uma graça natalícia. Todavia, não se esqueça, na dúvida, prefira a sobriedade.

Utensílios de cozinha como luvas, pegas e panos com padrões natalícios são ainda uma divertida (e barata) forma de assinalar o Natal. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Partilhadas que estão comedidas - o seu orçamento agradece! - mas nem por isso menos interessantes ideias para decorar a mesa este Natal, o resultado que está já a projetar na sua cabeça encontra-se apenas à distância de uma deslocação a uma loja hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório