Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vai adorar estas ideias para decoração de Natal. São amigas do seu bolso!

Decorar a casa para receber o Natal costuma ser uma tarefa entusiasmante. Contudo, nem sempre temos a disponibilidade financeira que julgamos ser necessária para levar a bom porto essa missão. Empolgue-se, é, sim, possível ter a casa originalmente decorada sem que para o efeito tenha de gastar muito. De que forma? Com estas ideias para decoração de Natal amigas do seu bolso!

Vai adorar estas ideias para decoração de Natal. São amigas do seu bolso!
Notícias ao Minuto

10:34 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Praticamente num abrir e fechar de olhos, eis-nos chegados a uma das épocas mais especiais do ano. Já sente a magia no ar, certo? Goste-se menos ou goste-se mais, diríamos que é quase impossível ser indiferente ao Natal - basta olhar para o brilho dos olhos de uma criança quando se evoca o tema para, de alguma forma, ficarmos rendidos. Natal é amor, é partilha, é dádiva. Natal é encanto. É como que um resgatar da infância em que nos permitimos ser pequeninos outra vez, um momento de capturar (boas) memórias, revivendo-as, e de tentar produzir outras igualmente marcantes.

Mas o Natal traz também algumas preocupações. Toda a logística inerente é passível de criar bastante pressão. Dos habituais presentes que têm de se comprar para trocar com família e amigos às compras que têm de ser feitas para uma mesa farta, passando, claro, pela decoração da casa. Afinal, queremos que nada falhe. Por pressão entenda-se o stress associado à preparação da quadra natalícia, mas também o esforço adicional que a mesma exige às nossas carteiras, sobretudo numa altura em que já tanto lhes é pedido.

Sabemos que o dinheiro não estica, porém sabemos também que, sim, é possível honrar a tradição de Natal dispondo de um orçamento mais curto, pelo menos no que à decoração da casa diz respeito. Como? Colocando em prática estas ideias originais e ‘budget friendly’ que a hôma - Happy Home Living tem para lhe mostrar.

Missão: Priorizar

Antes de mais, para que não ultrapasse linhas vermelhas na sua conta bancária, convém estabelecer um teto máximo de quanto pode gastar. Em segundo lugar, priorize. Faça uma espécie de inventário dos elementos de decoração que tem em bom estado e uma lista do que realmente precisa de comprar.

Não menos importante é ser metódico na altura de ir às compras. Seja fiel às necessidades que estabeleceu para evitar cometer 'loucuras' apenas por ímpeto - se bem que uma ou outra, desde que pequeninas, se podem perdoar: não só é Natal como há peças que o justificam.

Mas voltemos ao foco. Tudo bem que quer impressionar os convidados que irá receber na noite da Consoada ou no Dia de Natal, todavia, com certeza de que já por múltiplas ocasiões ouviu dizer que menos pode ser mais e esta é mais uma em que essa máxima se aplica.

Ou seja, ter a casa bem decorada e em conformidade com o espírito natalício não é necessariamente sinónimo de ter de adquirir muitos objetos decorativos. Até porque o Natal é profícuo em figuras simbólicas que, uma vez presentes, fazem logo a diferença.

Árvore? O tamanho não interessa...

Por exemplo, a obrigatória Árvore de Natal não tem de ser uma árvore grande, pode perfeitamente escolher um pinheirinho mais pequeno que, por consequência, precisará de menos enfeites. Logo aí estará a poupar.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas pode ainda considerar outras opções de árvore menos convencionais. Uma mini-árvore em cima de um aparador ou de uma prateleira - não faltam hipóteses em materiais diversos -, uma árvore suspensa, ou uma árvore luminosa cumprirão com dignidade o papel de Árvore de Natal da casa, além de representarem uma escolha ousada e vanguardista. 

...e luzes nunca são demais!

As também indispensáveis luzes natalícias podem e devem ir além da fronteira da decoração da árvore, servindo para decorar mobília, candeeiros, quadros e janelas. Uma divisão onde cintilem luzinhas - sejam amarelas ou brancas, sejam multicoloridas - é uma divisão que respira Natal.

E uma vez que nunca são demais, abundam opções de luzes de Natal para todos os gostos. De LED ou micro LED, umas elétricas, outras a pilhas, com variadas funções e modalidades que poderá escolher consoante o momento, com temporizador para que não tenha de ter a preocupação de as ligar e desligar, de interior, mas também de exterior.

Notícias ao Minuto © hôma  

Há que convir que um jardim ou uma varanda decorados com luzes de Natal exalam uma magia digna de conto de fadas. Para lá das luzes mais tradicionais, as cortinas, as cascatas e as mangueiras de luzes produzem belos efeitos, bem como projetores de luzes com bonecos, flocos ou efeito de neve, e feixes de luz. É caso para dizer: acenda o Natal!

Olá, árvore... adeus, árvore

Outro elemento que podemos convidar a deixar de estar circunscrito apenas à esfera da árvore são as típicas bolas. Tal como no caso das luzes, as bolas decorativas funcionam lindamente se penduradas num espelho ou num candeeiro, e podem ainda ser usadas para arranjos. Pense numa peça de loiça decorativa vistosa, num cesto ou num vaso com um conjunto de bolas de Natal dentro e disponha essa peça em cima de um móvel, ou use-a até como centro de mesa. Uma ideia arrojada, sem dúvida, original e... pouco dispendiosa. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Polivalentes são ainda as coroas e as grinaldas de Natal. No fundo, o segredo está em pensar 'fora da caixa' e dar-lhes usos inesperados. Laços, fitas, pinhas podem também ser variáveis a incluir nessa equação. Uma lareira decorada com estes elementos, por exemplo, transporta-nos imediatamente para o imaginário do Natal.

As figuras que fazem o Natal

Ao mesmo tempo, e recuperando a menção anterior às figuras icónicas desta quadra, abundam outras referências natalícias com que pode pontuar a decoração de sua casa. Falamos de pais natais, de bonecos de neve, de elfos, de soldadinhos de chumbo, de renas e de outros animais da floresta - como veados, ursos, corujas e raposas - de vários materiais, tamanhos e feitios. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Imbatível como ícone natalício, desta feita com uma conotação mais religiosa, é o típico presépio. Mais realista, mais estilizado ou mesmo mais infantil, de materiais vários que podem ir desde a madeira à resina, cerâmica e porcelana, um presépio indiscutivelmente sela a decoração de Natal.

Notícias ao Minuto © hôma  

Pelo simbolismo que carregam, qualquer um dos elementos indicados tem o potencial de, por si, remeter para o espírito natalício, não precisando de recorrer a todos eles. Pode decidir conjugá-los ou usá-los isoladamente, portanto, são vários os trunfos que tem a seu a favor. Certo é que nenhum implica elevados gastos.

Uma via menos direta mas que ainda assim pode fazer sentido é introduzir na decoração alguns objetos associados a conforto, como almofadas e mantas, com frases natalícias ou padrões axadrezados. Por fim, velas e castiçais serão sempre escolhas vencedoras.

Pronto para pôr a sua casa a combinar com Natal agora que as ideias fervilham? Nas lojas hôma - Happy Home Living estão as melhores soluções decorativas 'amigas do seu bolso'!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório