Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dicas para dormir bem quando tem o nariz entupido

Não deixe que a gripe lhe tire horas de sono.

Dicas para dormir bem quando tem o nariz entupido
Notícias ao Minuto

23:04 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A época da gripe chegou e com ela vêm, com toda a certeza, muitos espirros e, claro, narizes entupidos. Como pode ser muito complicado dormir, quando mal se consegue respirar, o Metro pediu alguns conselhos a especialistas. 

Ao jornal, os especialistas da Boots, cadeia de farmácias britânica, explicam que muitas pessoas pensam que este problema, é causado pela acumulação de "muito muco nasal espesso, no entanto, embora isso seja um fator, a principal causa de um nariz entupido é, geralmente, inflamação e inchaço dos tecidos que revestem o interior do nariz". 

Algo que pode piorar, significativamente, durante a noite, quando se está deitado já que existe "um aumento do fluxo sanguíneo para toda a parte superior do corpo, incluindo o nariz". 

Então, para o ajudar a dormir, pelo menos, oito horas, quando está engripado, partilharam alguns conselhos e truques muito úteis. 

Leia Também: Gripe, complicações cardiovasculares e a vacinação como medida preventiva

"Respirar o vapor de um banho quente ou de uma tigela de água quente pode ser útil", dizem os especialistas, já que o vai ajudar a manter as passagens nasais húmidas e soltar muco.

Criar um vaporizador facial, em casa, é muito simples só precisa de encher, até metade, uma tigela grande, com água a ferver. Depois deixe arrefecer, ligeiramente, e adicione menta ou eucalipto. A seguir, segure o rosto sobre a tigela, colocando uma toalha sobre a cabeça, para não deixar o vapor escapar, descreve o jornal. 

Procurar tratamento na farmácia é sempre boa ideia. "Gotas salinas ou sprays nasais também podem ajudar a soltar e limpar o muco." Além disto, na farmácia, também encontra outras opções, só precisa de pedir ajuda. 

Os especialistas afirmam que para dormir, como deve ser, é essencial que mantenha a cabeça, ligeiramente erguida, apoiada numa almofada, por exemplo. Assim vai "deixar a gravidade fazer o seu trabalho".

Fazer isto, vai ajudá-lo a limpar as passagens nasais e reduzir a pressão nos seios da face. No entanto, não coloque a cabeça muito alta, pode acabar a noite com dores no pescoço. 

Leia Também: Apanhar Covid-19 pode ser menos grave do que gripe, dizem cientistas

Manter algumas coisas na mesinha de cabeceira, ou ao lado da cama, como um copo de água e lenços vai permitir que não perca muito tempo de sono quando precisar de algo, durante a noite. 

Também é essencial praticar criar hábitos de sono saudáveis, por exemplo, mesmo que esteja doente, os especialistas recomendam que mantenha o quarto "fresco, escuro e silencioso".

Para terminar, os especialistas afirmam que é essencial conseguir tirar uns dias para relaxar, descansar e recuperar. Só assim conseguirá ficar a 100%. 

Leia Também: Dicas para se proteger da gripe no regresso ao escritório

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório