Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Por cuidados paliativos de excelência, universais e acessíveis"

Para assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a 8 de outubro, Conceição Pires, médica e elemento do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, assina este artigo de opinião.

"Por cuidados paliativos de excelência, universais e acessíveis"
Notícias ao Minuto

17:03 - 08/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cuidados Paliativos

Celebra-se, no dia 8 de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. É uma iniciativa global WHPCD (World Hospice and Palliative Care Day) promovida pela WHPCA (World Hospice and Palliative Care Alliance), movimento dos Hospices e Cuidados Paliativos, que visa celebrar e apoiar a divulgação e implementação de cuidados paliativos no mundo.

Em Portugal várias entidades ligadas aos Cuidados Paliativos associam-se a esta efeméride, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, através do seu Núcleo de estudos em Cuidados Paliativos (NEMPal) associa-se também à comemoração deste dia.

Procuramos, a uma só voz, realçar o papel dos cuidados paliativos na promoção da autonomia e qualidade de vida de doentes e famílias que sofrem com doenças avançadas e progressivas, e lutar pelo acesso equitativo a este tipo de cuidados.

Os cuidados paliativos têm como objetivos de intervenção, dignificar a vida, procurando melhorar a qualidade de vida de doentes e famílias, através da prevenção e alívio do sofrimento, promovendo a máxima autonomia e procurando ajustar as intervenções às necessidades dos doentes.

Notícias ao Minuto Dra Conceição Pires© DR

Preconizam uma abordagem holística, o cuidado de corpo, mente e espírito, focando os aspetos físicos, mas também os aspetos sociais, emocionais, culturais, espirituais e intelectuais do cuidar, através de uma equipe interdisciplinar com treino adequado. São cuidados centrados no doente, baseados no respeito pelos seus valores e preferências, que fornecem acesso a informação clara e compreensível fomentando a autonomia na tomada de decisão e procurando dar resposta às necessidades de conforto físico e suporte emocional. Dirigem-se ao doente e à família, ao longo da evolução da doença, estendendo-se para lá da morte, no apoio ao processo de luto.

O mote do ano passado foi "porque todos importam", não deixar ninguém para trás; reforçando a necessidade de acesso equitativo aos cuidados.

Os cuidados paliativos destinam-se a todos os que se encontram em sofrimento provocado por doença avançada, independentemente da idade, do diagnóstico, do tempo de vida, dos seus valores, credos e crenças, da cor da pele, da orientação sexual ou da localização geográfica.

Leia Também: Cancro da próstata. Não ignore estes sintomas quando for à casa de banho

Quer dizer, não são só para doentes de cancro, mas também doentes que sofrem com doenças crónicas, incuráveis e que limitam a qualidade de vida, como a diabetes avançada, a doença cerebrovascular avançada, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal, a insuficiência respiratória, a demência avançada.

Não são cuidados alternativos às medidas dirigidas ao controlo da doença, pelo contrário, devem ser intervenções implementadas em articulação com tratamentos dirigidos à doença, ajustados e adequados, na justa medida do maior benefício para o doente e no respeito pelas suas preferências.

Não são só para os doentes que estão em processo ativo de morte, pelo contrário, quanto mais precocemente for identificada a necessidade de apoio, mais efetiva e eficaz será a intervenção, respeitando as preferências e objetivos do doente e família.

Não são só para os adultos, muitas crianças, adolescentes e jovens e respetivas famílias, vivem e lutam diariamente com doenças crónicas limitadoras da vida.

Não são só prestados em hospitais ou unidades de internamento, mas devem ser extensivos e estendidos, a todos os locais e 'settings' onde estão os doentes, o domicílio, estruturas residência de idosos (vulgares lares), o ambulatório, o serviço de urgência, nas cidades, mas também nas aldeias, no litoral e no interior.

Este ano o tema sugerido pela WHPCD, é 'Cuidar/curar corações e comunidades' (Healing Hearts and Communities), respondendo à necessidade de suportar todos os que experimentam a perda e luto, no mundo.

Num tempo pós-pandémico, que consubstanciou uma sobrecarga sobre os sistemas sanitários, e um sofrimento e sensação de impotência sem precedentes para os profissionais da saúde, associado a varias situações de conflito e guerra no mundo, particularmente para nós europeus (que não equacionávamos no nosso horizonte temporal essa possibilidade real), esta não poderia ser uma necessidade mais atual e premente, dar resposta e suporte á dor do luto e da perda de todos os que diariamente vivem a ameaça da perda real ou próxima de alguém significativo.

Não podemos ainda, deixar de, mais uma vez, unirmos a nossa, à voz de todos os que lutam pela promoção dos cuidados paliativos em Portugal, como a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), que vem desde há muitos anos desenvolvendo iniciativas várias, nomeadamente a divulgação do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) associa-se anualmente a esta campanha e este ano, dando seguimento a proposta da WHPCD tem o lema 'A Tua Vida Importa-nos'.

A APCP, e citando, "entende que não há vidas que importam mais que outras, a dignidade e o respeito pela vida humana unem todos em compaixão, contribuindo para se apoiarem durante os tempos de maior dificuldade". 

Por Cuidados Paliativos de excelência, universais, acessíveis e equitativos.

*Artigo de opinião assinado pela médica Conceição Pires

Leia Também: Parkinson. Os sinais menos conhecidos a que deve estar atento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório