Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Grãos refinados (como arroz branco) aumentam risco de doenças cardíacas

Investigadores, no Irão, analisaram o risco de doenças cardíacas em pessoas, cujas dietas eram ricas em grãos refinados.

Grãos refinados (como arroz branco) aumentam risco de doenças cardíacas
Notícias ao Minuto

17:37 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Foi apresentado um novo estudo, feito no Irão, onde se afirma que pessoas, cuja a alimentação é rica em grãos refinados, como o arroz branco, estão mais em risco de vir a desenvolver doença cardíaca coronária, durante a meia-idade.

Aliás, ao Daily Mail, o autor principal do estudo, Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, disse que "uma dieta que inclui o consumo de uma grande quantidade de grãos pouco saudáveis e refinados pode ser considerada semelhante a uma dieta que contem muitos açúcares e óleos".

Leia Também: É por isto que deve continuar a comer arroz branco

Para este estudo foram analisados 1.168 pacientes saudáveis, cujos dados foram comparados com 1.369 pessoas com doença cardíaca coronária. Os investigadores concluíram que um maior consumo de grãos refinados foi associado a um risco maior de  doença cardíaca coronária, já o consumo de grãos integrais reduziu o risco.

Isto acontece porque estes grãos são processados para ficarem com uma textura mais fina e uma vida útil mais longa. Assim, os grãos refinados acabam por ficar com poucas fibras e nutrientes, por isso, são decompostos rapidamente, pelo corpo, acabando por aumentar (e muito) os níveis de açúcar no sangue, explica o jornal. Com o tempo, os níveis de açúcar altos danificam os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração. 

"À medida que mais estudos demonstram um aumento no consumo de grãos refinados globalmente, bem como o impacto na saúde geral, é importante encontrar maneiras de incentivar e educar as pessoas sobre os benefícios do consumo de grãos integrais", alerta o autor do estudo.

O estudo vai ser apresentado no American College of Cardiology Middle East 2022, juntamente com o 13.º Emirates Cardiac Society Congress, no Dubai, que acontece entre 7 a 9 de outubro de 2022.

Leia Também: É assim que consegue tornar o arroz mais saudável

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório