Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores afirmam que 'vaping' é menos prejudicial do que fumar

Investigadores do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência, na King's College London, Reino Unido, realizaram o estudo mais completo, até ao momento, sobre os riscos de 'vaping', diz o jornal The Independent.

Investigadores afirmam que 'vaping' é menos prejudicial do que fumar
Notícias ao Minuto

12:22 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Foi realizado o estudo mais completo, até ao momento, sobre os potenciais riscos de 'vaping' - termo utilizado para definir a utilização de um 'vape' (vaporizador em português) - diz o jornal The Independent.

Investigadores britânicos descobriram que usar um 'vape', em vez de fumar cigarros tradicionais leva a uma "redução substancial na exposição" a substâncias tóxicas que são comummente associadas a diferentes doenças. 

Leia Também: Quer deixar de fumar? Comece por não acreditar nestes mitos

O estudo é assinado por cientistas do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência, na King's College London, Reino Unido, que analisaram diferentes aspetos do 'vaping' incluindo a faixa etária das pessoas que o usam, assim como os produtos utilizados. 

Graças a isto, foi possível descobrir que os níveis de tóxicos específicos do tabaco, como nitrosaminas e compostos orgânicos voláteis, foram encontrados em "níveis significativamente mais baixos", nas pessoas que usam 'vape'. 

“Ajudar as pessoas a trocar o tabaco pelo 'vaping' deve ser considerado uma prioridade se o governo quiser alcançar um 2030 sem fumo na Inglaterra", afirma Debbie Robson, uma das autoras do estudo. 

Os investigadores descobriram ainda que os biomarcadores, indicadores de potenciais danos, que se referem a mudanças biológicas no corpo, eram, no geral, semelhantes entre 'vapers' e pessoas que não fumam. 

No entanto, é importante relembrar, segundo os investigadores, que apesar de ser menos prejudicial do que fumar, 'vaping' também tem os seus riscos. 

Leia Também: Dia Europeu do Ex-Fumador: "Vale sempre a pena deixar de fumar"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório