Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Más notícias para quem teve Covid-19. Médicos explicam

Sequelas associadas à infeção têm sido investigadas desde uma fase inicial da pandemia, mas continuam a existir muitas dúvidas por responder.

Más notícias para quem teve Covid-19. Médicos explicam
Notícias ao Minuto

12:39 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Falhas de memória, fadiga e dores de cabeça depois de a doença ter passado são alguns dos sintomas atribuídos à síndrome de Covid longa e reportados por quem esteve infetado com o coronavírus SARS-CoV-2. Todavia, estes sintomas podem ser passageiros ou manter-se muito após a contração do vírus, como sublinha um artigo publicado no portal The Conversation.

No artigo, os médicos Jeffrey Sturek e Alexandra Kadl, professores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, explicam como a Covid-19 pode afetar respiração a longo prazo. Segundo os especialistas, alguns dos sintomas associados à Covid longa podem ser desencadeados por danos nos pulmões.

Leia Também: Covid-19. Imunocomprometidos pedem terapêutica alternativa às vacinas

Sturek e Kadl lembram que existem mais de 20 divisões nas vias aéreas, desde a traqueia até aos  alvéolos pulmonares, pequenas bolsas de ar em contacto com os capilares sanguíneos, onde ocorrem as trocas gasosas. Manter os processos do fluxo de ar e do fluxo sanguíneo em harmonia é fundamental para a função pulmonar básica e exige muita coordenação. Segundo os médicos, danos ao longo das vias aéreas podem fazer com que os doentes tenham dificuldades em respirar.  

Outras possibilidades que podem contribuir para os sintomas de Covid longa são a obstrução do fluxo de ar e a restrição dos pulmões. A primeira condição impede a saída do ar  dos órgãos após uma expiração completa, aumentando o esforço necessário para respirar. Duas causas comuns são a doença pulmonar obstrutiva crónica e a asma, em que as vias aéreas ficam mais estreitas.

Leia Também: Fim da app StayAway Covid. Responsáveis aconselham desinstalação

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório