Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual

Segundo especialistas, a duração do ciclo menstrual é impactada.

Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual
Notícias ao Minuto

12:54 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um estudo financiado pelo National Institutes of Health, que entrevistou 20 mil pessoas do Canadá, Reino Unido e Estados Unidos para entender a relação que existe entre a vacina contra a Covid-19 e a menstruação, sugere que existem "pequenas alterações" no ciclo menstrual após a vacinação. 

"Estas descobertas fornecem informações adicionais para aconselhar as mulheres sobre o que esperar após a vacinação", afirmam os investigadores.

Além das vacinas de RNA mensageiro Covid-19 (Pfizer-BioNTech e Moderna), as participantes foram inoculadas com vacinas Covid-19 feitas de vírus modificados (AstraZeneca, Covishield, Janssen/Johnson & Johnson e Sputnik) e vírus inativados (Covaxin, Sinopharm, e Sinovac). Verificou-se que, em média, as mulheres vacinadas tiveram um aumento de menos de um dia em cada ciclo em que foram vacinadas: um aumento de 0,71 dias após a primeira dose e um aumento de 0,56 dias após a segunda.

Leia Também: Fim da app StayAway Covid. Responsáveis aconselham desinstalação

As participantes que receberam ambas as doses em um único ciclo tiveram um aumento de 3,91 dias na duração. Após a vacinação, a duração do ciclo aumentou apenas 0,02 dias para as participantes que receberam uma dose por ciclo e 0,85 dias para os indivíduos que receberam duas doses em um ciclo, em comparação com as participantes que não foram vacinadas. As mudanças na duração do ciclo não sofreram alterações de acordo com o tipo de vacina recebida.

Do total, 1.342 participantes tiveram uma mudança na duração do ciclo de oito ou mais dias, compreendendo 6,2% das pessoas vacinadas e 5,0% das não-vacinadas. As mais jovens e com ciclos mais longos antes da vacinação tiveram o maior aumento do ciclo menstrual.

Leia Também: ONU pede aos países mais ambição para acabar com pandemia este ano

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório