Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Como fazer uma alimentação saudável quando o orçamento é limitado

Só precisa de fazer algumas mudanças para gastar menos dinheiro na alimentação sem comprometer a sua qualidade.

Como fazer uma alimentação saudável quando o orçamento é limitado
Notícias ao Minuto

14:50 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Por todo o mundo os alimentos estão mais caros, por isso, é importante saber como manter uma alimentação saudável e equilibrada, com um orçamento limitado.

Para o ajudar, o jornal Metro pediu algumas dicas a Reema Patel, nutricionista na Dietitian Fit & Co, clínica especializada em nutrição. 

Comprar alimentos congelados

Comprar frutas e legumes congelados pode ser uma boa ideia. São uma alternativa mais barata e vêm, normalmente, preparados para cozinhar. Além disto, ao contrário das frutas e legumes frescos, podem ser guardados e utilizados durante algum tempo, antes de estragarem. 

Leia Também: Cinco alimentos que o vão ajudar a proteger a pele nos dias mais frios

Comprar frutas e vegetais a granel também pode ser uma boa forma de poupar dinheiro. A especialista recomenda que use as balanças, no supermercado, para comparar os preços. 

Crie um stock com alimentos básicos

É ótimo manter um stock 'saudável' de alimentos enlatados no seu armário, diz a nutricionista,  principalmente feijões e lentilhas. São alimentos muito versáteis e ricos em proteína, carboidratos complexos e fibras.

Comprar estes alimentos secos, em grandes sacos, é o mais económico, no entanto, para os consumir é necessário prepará-los. Já os enlatados são uma versão pouco dispendiosa e, praticamente, pronta a consumir. 

Reduza o seu desperdício alimentar

Tente aproveitar tudo ao máximo. Pode usar, por exemplo, os restos de frango ou outras carnes para fazer massa, explica Reema Patel. Acrescentando que pode usar o que sobra dos vegetais para fazer omeletes. 

Experimente cortes de carne diferentes 

Comprar diferentes cortes de carne também pode ser uma boa forma de poupar dinheiro. Por exemplo, coxas de frango são, normalmente, mais baratas do que peito de frango.

Também pode comprar o frango inteiro e usar todas as partes em refeições diferentes. É que até os ossos são de aproveitar já que, com eles, é possível fazer caldo, necessário para muitas receitas. 

Reema diz ainda que pode (e deve) comprar as marcas brancas do supermercado já que são, no geral, idênticas em sabor e valor nutricional. 

Planeie as suas refeições 

Planear, todas as semanas, as refeições vai ajudá-lo a poupar dinheiro e evitar desperdício. É também importante, segundo a especialista, fazer uma lista de comprar. Ao fazer isto vai garantir que não compra aquilo que não precisa.

Leia Também: Pela sua saúde, o melhor é começar a cortar nestes alimentos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório