Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Trabalhar por turnos está a dar cabo da sua saúde. Conheça os riscos

A CUF explica.

Trabalhar por turnos está a dar cabo da sua saúde. Conheça os riscos
Notícias ao Minuto

21:00 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Em 2019, 835 mil pessoas trabalham por turnos em Portugal, valor nunca antes alcançado desde que, em 2011, o Instituto Nacional de Estatística deu início à atual série do Inquérito ao Emprego, e muitos  acusam o impacto deste ritmo laboral.

Entre as consequências, "destacam-se as que se refletem na saúde física e mental, sem esquecer que também a vida familiar e social de quem trabalha por turnos acaba por ser afetada, com tudo o que isso implica no seu bem-estar e qualidade de vida", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF.

Leia Também: Semana de 4 dias? "Não soubemos adaptar o tempo laboral à nova realidade"

Quem trabalha por turnos acaba por apresentar uma maior probabilidade de sofrer de 'distúrbio do sono no trabalho por turnos', o que, por sua vez, pode provocar insónias, problemas na manutenção do sono e/ou sonolência excessiva. Este transtorno , resume a CUF, resulta da perturbação do ciclo circadiano, "que corresponde à cadência do relógio biológico de cada pessoa e está associado ao ciclo sono-vigília, isto é, às horas que passamos acordados e a dormir". 

Segundo a CUF, quem sofre de distúrbio do sono devido ao trabalho por turnos, está mais suscetível a riscos ou problemas de saúde como dificuldades cognitivas, risco de acidentes, perturbações do humor, abuso de substâncias e, entre outros, obesidade.

Já a nível social e emocional, há uma maior prevalência de problemas familiares, como divórcio, e sensação de isolamento face à família e amigos e diminuição da produtividade, por exemplo.

Leia Também: Estudo sobre semana dos 4 dias vai ser desenvolvido com parceiros sociais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório