Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Congelar carne ‘tem muito que se lhe diga’. Perceba porquê

Não basta colocar num saco e já está. Existem vários passos a ter em conta.

Congelar carne ‘tem muito que se lhe diga’. Perceba porquê
Notícias ao Minuto

16:32 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Guardar a carne no congelador não é um processo tão simples como possa julgar. Colocar num saco e meter numa das gavetas parece simples, mas existem alguns fatores que o devem preocupar. Tudo para evitar que se estrague na altura de a cozinhar e consumir.

Leia Também: É possível poupar energia com o frigorífico? Sim, siga estas dicas

O portal Tasting Table revela alguns dos pontos a ter em conta quando congela carne. Desde o armazenar até a levar para a mesa, saiba o que tem de fazer.

Evite a formação de cristais de gelo

Deixar a carne durante várias horas à temperatura ambiente é um erro. Pode levar ao desenvolvimento de bactérias, mas também não ajuda no processo de congelamento.

O portal explica que a carne mais quente leva a que seja preciso mais tempo para congelar, o que irá provocar os tais cristais. Irá acabar por perder alguma da sua textura.

Divida em porções mais pequenas

Como forma de reduzir o desperdício, é importante congelar a carne (e outros alimentos) em pequenas porções. Torna-se muito mais fácil ao descongelar e evita que a tenha de deitar fora se for em demasia.

Enrole bem a carne

Certifique-se de que retira todo o oxigénio do interior. Se tiver uma máquina a vácuo é sempre o ideal. Desta forma a carne irá congelar da melhor forma e evitar que se ‘queime’ com o gelo.

Retire a humidade antes de a cozinhar

Depois de congelar carne, é normal que fique um pouco molhada. É importante remover este excesso de água. Se o cozinhar desta forma pode fazer com que ganhe uma cor acinzentada. A menos que ganhe também um odor estranho, não existe qualquer perigo para a saúde. É apenas uma questão estética.

Não a deixe congelada durante muito tempo

Quando a coloca no congelador é importante juntar uma etiqueta com a data. Desta forma não se irá perder e cozinhar primeiro uma carne que foi congelada mais tarde do que outra. Grande parte dos cortes de carne aguenta até um ano no congelador. Já a carne moída apenas fica boa durante uns meses.

Leia Também: Congela vegetais? Cuidado que é capaz de estar a 'saltar' um passo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório