Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Seis conselhos para limpar e prevenir a cera nos ouvidos

Os ouvidos não precisam de ser limpos diariamente, diz a Minisom, empresas de soluções auditivas portuguesa.

Seis conselhos para limpar e prevenir a cera nos ouvidos
Notícias ao Minuto

15:51 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A verdade é que, ao contrário do que se possa pensar, a cera não é sinal de má higiene ou sujidade do ouvido, mas sim de defesa do organismo, ao impedir a entrada de partículas no canal auditivo, explica a Minisom, empresa de soluções auditivas portuguesa.

No entanto, o excesso de cera nos ouvidos pode ter, a médio prazo, consequências que podem comprometer a saúde auditiva. Por isso, é necessário saber como limpar os ouvidos, mas também como prevenir a acumulação de cera. 

Antes de mais, a Minisom afirma que "é importante saber que a cera é uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano e que tem a função de limpar, proteger e lubrificar os nossos ouvidos".

Por um lado, "a cera permite que partículas como pó, com origem no exterior, fiquem presas, evitando que entrem profundamente no ouvido"; mas por outro lado, "através da mastigação, movimentos da mandíbula e crescimento da pele no canal auditivo ocorre a mobilização da cera "mais antiga" em direção à abertura do canal auditivo, onde ela se solta ou é removida quando tomamos banho". Isto confirma que a cera tem uma função protetora. 

Leia Também: Largue já os cotonetes! Saiba por que é que não os deve usar nos ouvidos

No entanto, em algumas situações, "este processo de autolimpeza pode não ocorrer de forma eficaz e levar à acumulação de cera, em excesso, no canal auditivo, trazendo consequências para a audição".

A grande maioria dos profissionais de saúde auditiva desaconselham o uso de cotonetes ou outros instrumentos semelhantes. Estes métodos podem remover a cera parcialmente e empurrar as restantes, ainda mais, para dentro do canal auditivo, agravando possíveis sintomas. 

A Minisom partilha seis conselhos para limpar e prevenir cera nos ouvidos:

  • Não colocar nada nos ouvidos. O revestimento da orelha é sensível e pode ser facilmente danificado;
  • Não usar cotonetes. Estes podem danificar o canal auditivo, uma vez que empurram a cera para dentro, dificultando a sua remoção;
  • Lavar a parte visível da orelha e atrás da orelha com um pouco de sabonete. Em seguida, limpe o sabonete com os dedos lavados e seque com uma toalha fina;
  • Não mergulhar os ouvidos na água do banho, pois as bactérias do corpo podem entrar no canal auditivo e causar infeção;
  • Usar protetores auriculares para proteger os ouvidos das poeiras e do ruído;
  • Não ignorar os problemas de ouvidos. Eles não vão melhorar sem o tratamento adequado.

Leia Também: Os sinais de perda auditiva que nunca devem ser ignorados

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório