Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

O que podem significar diferentes cores de urina

Saiba quando se deve preocupar.

O que podem significar diferentes cores de urina
Notícias ao Minuto

11:21 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Analisar a cor da urina é uma ótima forma de saber como está a sua saúde geral, diz a revista Best Health, no entanto, é preciso saber o que é (ou não) motivo de alarme. 

Para esclarecer qualquer dúvida, a revista criou um guia, com diferentes cores de urina, explicando o que cada uma pode significar.

Para começar, é essencial perceber que existem vários fatores, que podem influenciar a cor da urina, como a alimentação e a quantidade de água ingerida. Além disto, a urina também pode ser afetada por medicamentos, vitaminas, mas também por certas condições médicas ou até a frequência e a intensidade com que se vai ao ginásio, diz Marisa Clifton, médica, professora assistente de urologia e diretora de saúde da mulher no Brady Urological Institute da Johns Hopkins Medicine, nos Estados Unidos. 

Idealmente, a urina deve ser sempre amarelada, acrescenta, no entanto, existem vários tons de amarelo, que podem significar coisas muito diferentes. “Se for amarela escura, castanha ou até mesmo laranja, pode estar muito desidratado", mas quando está com uma cor cristalina, ou sem cor, o mais provável é que esteja adequadamente hidratado.

Já quando a urina é amarela brilhante ou fluorescente, o problema pode ser um excesso de alimentos ou suplementos de vitamina B, especificamente B2 ou riboflavina e/ou multivitaminas, incluindo vitaminas pré-natais. A especialista afirma que é algo inofensivo. 

Leia Também: Canábis pode reduzir risco de cancro da próstata e da bexiga, diz estudo

Urina sem cor

A definição de urina clara, ou incolor, refere-se à urina sem células, detritos, partículas ou que não é turva. É uma coisa boa, diz a revista, por isso, quanta mais água beber, menos cor terá a sua urina. É algo que pode acontecer, ocasionalmente, mas se for algo persistente ou que aconteça com frequência, pode ser um sinal de problemas de saúde nos rins, diabetes ou excesso de hidratação. 

Urina branca

Quando fala de urina branca, o mais provável é que se esteja a referir a urina turva ou leitosa, algo que pode ser provocado por desidratação. Também pode ser um sintoma de infeção urinária, especialmente, se for acompanhada por um odor forte e desagradável, ou de pedras nos rins. 

Urina vermelha

É normal ficar alarmado quando a urina está vermelha, mas nem sempre é motivo para isso, diz a a médica. Por exemplo, beterrabas, amoras e ruibarbos podem tornar a urina vermelha ou ligeiramente cor de rosa. Além disto, algumas medicações, com fenazopiridina, podem ter o mesmo efeito. 

A urina pode ainda incluir sangue de uma infeção urinária, por exemplo, ficando vermelha. É também possível que seja um sinal de pedras nos rins ou na bexiga. Outra possibilidade é a hiperplasia prostática benigna, "que é um aumento da próstata que ocorre em quase todos os homens à medida que envelhecem", afirma Marisa Clifton. 

Sangue na urina, cujo nome médico é hematúria, pode ainda ser um sintoma de doenças nos rins ou infeção, traumas, anemia falciforme, medicamentos como a penicilina ou até cancro na bexiga, rim ou próstata.

Urina vermelha escura 

"Vermelho mais escuro pode ser sangue velho que está no trato urinário há mais de tempo", diz a especialista. A urina também pode ficar com esta cor ou até castanha escura quando se come uma grande porção de favas, ruibarbo ou aloé vera, acrescenta. Alguns medicamentos, incluindo os antimaláricos e alguns antibióticos, podem causar urina com cor de coca-cola.

Leia Também: Cancro na bexiga: Os sintomas a que deve estar atento

Às vezes, fazer exercício em excesso também pode fazer com que urina fique com esta cor, porque desencadeia a rutura dos músculos conhecida como rabdomiólise. Condição que também pode ser provocada por lesões, uso de substâncias ilícitas ou por suplementos com creatina ou efedrina.

Quando vir sangue na urina, sem explicação aparente, o melhor é sempre ir ao médico, para que o especialista consiga analisar o problema e recomendar um tratamento.

Urina laranja

Segundo a especialista pode ser um sinal de que tem sangue na urina. Acrescentando que "se a urina estiver escura e laranja, especialmente se tiver fezes claras ou pele e olhos amarelos, pode ser um sinal de problemas no fígado". 

Além disto, certos anti-inflamatórios, laxantes e medicamentos utilizados durante a quimioterapia, também podem tornar a urina laranja. 

Urina azul ou verde

"O antidepressivo amitriptilina, o analgésico indometacina e o anestésico propofol podem fazer com que a sua urina fique azul ou verde", explica. Algumas bactérias podem ter o mesmo efeito. Os espargos também pode fazer com que a urina fique com um tom esverdeado. 

Além disso, algumas condições médicas hereditárias causam urina azul ou verde, incluindo a 'síndrome da fralda azul', também conhecida como síndrome de 'Drummond' ou hipercalcemia familiar. Algo raro que acontece quando o corpo não consegue quebrar o aminoácido triptofano. Já urina roxa ou violeta pode ser um sinal de infeção bacteriana.

Urina com bolhas ou espuma

Quando isto acontece pode ser um sinal de que tem proteína a mais na urina - o que pode ser um sinal de doença no rim. No entanto, apenas cerca de uma em cada três pessoas com espuma na urina têm, realmente, excesso de proteína, afirma a médica.

Se tiver uma única camada de bolhas relativamente grandes, ao urinar, que acaba por se dissipar rapidamente, isso é considerado normal e nada preocupante. 

Leia Também: Afinal, quanto líquido é que a bexiga consegue aguentar?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório