Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Congela vegetais? Cuidado que é capaz de estar a 'saltar' um passo

Antes de os colocar no congelador, há algo importante a fazer, tudo para evitar enzimas.

Congela vegetais? Cuidado que é capaz de estar a 'saltar' um passo
Notícias ao Minuto

14:01 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

É uma prática comum congelar vegetais. Por vezes, acaba por comprar a mais e uma solução, para evitar que se estraguem, é colocar no congelador. Ainda assim, é bem provável que lhe esteja a escapar um passo importante, tudo para evitar a formação de enzimas que podem ser prejudiciais.

Leia Também: É possível poupar energia com o frigorífico? Sim, siga estas dicas

Falamos de um processo que em culinária pode ter vários nomes: entalar, bringir ou até branquear. No fundo trata-se de os cozer ligeiramente em água a ferver ou a vapor para ficarem com uma textura ‘'l dente'.

A seguir convém mergulhá-los em gelo e água fria para terminar o processo de cozedura. Mas qual é a importância deste passo antes de congelar os legumes? Segundo a especialista em economia doméstica Getty Stewart explicou ao portal Life Hacker, deve-se à possível formação de enzimas.

"Grande parte dos vegetais, como as cenouras, contêm enzimas que fazem os alimentos envelhecer mesmo depois de colhidos. Este processo continua mesmo com temperaturas baixas, no frigorífico ou congelador", explica Getty Stewart.

Desta forma, torna-se importante este processo de branqueamento. "O objetivo é interromper esta ação das enzimas, mas também preservar a cor, textura e os nutrientes dos alimentos."

Ainda assim, o National Center for Home Food Preservation, nos Estados Unidos, refere que também não convém bringir em demasia. “O tempo depende sempre do tamanho do vegetal. Se for insuficiente, acaba por manter a ação das enzimas. Se for excessivo poderá levar à perda de sabor, vitaminas, minerais e de cor."

Com este processo, os vegetais podem durar no congelador até um ano.

Leia Também: Quanto tempo é que a carne crua aguenta no frigorífico?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório