Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Food porn'. É assim que o cérebro fica quando se 'baba'

Um estudo do MIT mostrou como é que os neurónios reagem a este tipo de comida.

'Food porn'. É assim que o cérebro fica quando se 'baba'
Notícias ao Minuto

11:02 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Food porn

Ovos benedict com a gema a escorrer, uma fatia de pizza com longos fios de queijo, um croissant folhado com o chocolate a sair para fora. Estes são alguns exemplos de 'food porn' - e claro que existem muitos mais em restaurantes e por essas redes sociais fora. Um novo estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, mostrou como é que o cérebro reage quando vê este tipo de comida - é uma autêntica constelação de neurónios.

É no córtex visual que são processadas as informações transmitidas pelos olhos. O recente estudo do MIT explica que os neurónios 'disparam' em reação a este tipo de fotos. A pesquisa foi feita com recurso a uma tecnologia de ressonância magnética.

Esta reação do cérebro "pode estar ligada ao facto de a comida ser importante para a sobrevivência e também por ser um elemento central nas interações sociais", explica Nancy Kanwisher, professora no MIT.

Imagens como uma fatia de pizza atinge o cérebro de uma outra forma quando comprada com imagens de vegetais crus, por exemplo. "O cérebro sabe quando está a olhar para comida e nem precisa de outro tipo de informações sensoriais, como o cheiro ou o toque."

O estudo concluiu ainda que o cérebro humano ganhou esta capacidade de identificar alimentos ao longo dos anos. “O facto de termos neurónios que reagem a certos tipos de comida, como doces, sugere que há uma componente de experiência associada. [O cérebro] está a aprender a reconhecer alimentos, mesmo que não existissem hambúrgueres no início da civilização.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório