Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Não tem abre-latas? Experimente estas técnicas infalíveis

Pode parecer uma tarefa difícil, mas se ler estas dicas com atenção, nunca mais vai precisar de um abre-latas.

Não tem abre-latas? Experimente estas técnicas infalíveis
Notícias ao Minuto

06:00 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

Existe sempre uma forma mais fácil de fazer as coisas, por exemplo, para abrir uma lata usa-se sempre um abre-latas. Parece simples, no entanto, quando o abre-latas desaparece a história complica-se. Mas nada tema porque o portal LifeHacker tem soluções. 

Primeiro, é preciso esquecer o martelo, não é uma boa alternativa. Vai estragar a lata, sim, mas provavelmente não a vai abrir. Então, se não tiver mesmo nada consigo, pode começar por procurar uma superfície áspera como uma pedra, asfalto ou um pedaço de lixa.

Só precisa de "virar a lata de cabeça para baixo e esfregar a parte superior ao longo da superfície áspera vigorosamente", explica o portal. Isto vai fazer com que a tampa, feita de mental, no topo da lata, fique gasta e acabe por se separar.

Em princípio, só precisa de um ou dois minutos para conseguir resultados, porque a "fricção é uma coisa poderosa". Pode parar, regularmente, para apertar a lata e ver se ela já abre sozinha ou, simplesmente, esperar que algum tipo de líquido comece a sair.

Quando achar que já consegue, pode apertar a lata, para a tampa saltar ou usar uma faca ou outro talher raso para a abrir. Esta técnica funciona mesmo, diz o LifeHacker, por isso, esteja muito atento para não sujar tudo à sua volta. 

Leia Também: Tão fácil! Mezinha caseira para tirar as manchas das panelas de inox

Se tiver acesso a talheres ou ferramentas, a técnica já é outra, completamente diferente porque as tampas das latas são feitas para serem perfuradas. Comece por colocar a lata numa superfície plana e estável, "depois deve perfurar a parte superior, ao longo da borda, várias vezes em sequência", para terminar é só puxar a tampa, ligeiramente para trás, deixando o líquido sair. 

Pode fazer isto com uma faca afiada e resistente, porque vai perfurar a tampa com mais facilidade,  no entanto, é importante lembrar que é algo perigoso, que deve ser usado com muita cautela. 

Caso tenha uma chave de fenda, pode experimentar uma técnica, um pouco mais segura. Só tem de "bater a ponta da chave de fenda, à volta da borda da lata, até conseguir inseri-la sob a pequena abertura que criou e retirar, eventualmente, a tampa". 

Segundo o LifeHacker, existe também o método da colher, que exige que pressione, com a colher, a borda interna da lata até que ela se deforme, depois insira a ponta da colher e balance-a para cima e para baixo para quebrar o selo. Depois é só puxar a tampa com cuidado. 

Leia Também: O truque (rápido) para limpar os azulejos da casa de banho

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório