Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Mudanças que se manifestam na pele durante a gravidez

A gravidez provoca muitas mudanças no corpo e a pele não é exceção.

Mudanças que se manifestam na pele durante a gravidez
Notícias ao Minuto

07:01 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

A gravidez afeta a pele de várias formas e em algumas mulheres, as mudanças são positivas, a pele fica mais radiante. Infelizmente, também existem muitos casos em que a gravidez provoca problemas, muito incómodos, na pele. 

Para ajudar, a Karan Lal, dermatologista americana, falou com a plataforma The List, explicando, exatamente, quais são as mudanças mais comuns que se manifestam na pele durante a gravidez.

A especialista diz que, normalmente, durante a gravidez, a pele fica mais vermelha e rosada, algo que acontece devido a um aumento no volume do sangue. 

Além disto, graças ao aumento nos níveis de hormonas como estrogéno e progesterona, a pele pode tornar-se mais oleosa. Algo que pode levar ao aparecimento de acne. Como não deve usa retinoides para o tratar, diz a dermatologista, o melhor é optar por produtos com ingredientes como ácido glicólico ou ácido azelaico. Medicamentos contra o acne não são recomendados nesta fase. 

Leia Também: Monkeypox na gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo

Outro problema, muito comum, é a 'máscara' da gravidez, explica Karan Lal. Acrescentando que um estudo, feito em 2014, descobriu que 70% das grávidas "pode ficar com manchas escuras na pele, uma espécie de melasma". 

Isto é, graças ao aumento nos níveis de hormonas a pele pode ficar mais escura incluindo os seus sinais. Aliás, podem até aparecer mais sinais, durante a gravidez, no entanto, é provável que desapareçam depois de ter o bebé. Como a exposição ao sol, sem proteção, pode piorar e muito estes problemas é essencial reforçar o uso de protetor, quando se está grávida. 

Outro grande problema são as estrias, algo muito comum que acontece a 75% das mulheres grávidas, afirma a The List. São provocadas pelo aumento rápido de peso, a especialista aconselha, nestes casos, usar produtos com vitamina E tópica, que podem ajudar a disfarçar a sua aparência.

Para proteger a pele, durante a gravidez, deve insistir no uso do protetor solar, mas também do hidratante, para evitar outros problemas. Além disto, é essencial ter muito cuidado com os produtos que usa e os respetivos ingredientes, usar os errados pode ser prejudicial para o bebé.

Leia Também: Do teste ao pós-parto, tudo o que as grávidas (e recém-mamãs) devem saber

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório