O desodorizante é um dos produtos mais usados na higiene pessoal. Quer seja em creme, 'spray' ou 'roll on', são várias as marcas no mercado e muitas vezes a dificuldade está em saber qual é que vai levar. O cheiro acaba por ser um dos fatores de escolha, mas o melhor é estar atento aos ingredientes que os compõem. Há um que lhe está a fazer mal à pele.
Leia Também: Seis tendências de maquilhagem para recriar agora
Em causa está o benzeno, que pode ser nocivo para o corpo. “Este não é um ingrediente dos desodorizantes, mas sim um composto dos produtos de 'spray' corporal que é usado no processo de produção”, explica o advogado Collen Clark ao portal She Finds. Costuma tratar de casos relacionados com exposições tóxicas.
“É um composto industrial altamente inflamável que pode ser cancerígeno para os humanos, dependendo do tempo de exposição”, continua. A curto prazo pode causar dermatite. “É caracterizado por uma cor avermelhada, pele seca e comichão.”
Nos casos mais graves, os efeitos acabam por ser piores. “Uma exposição a longo prazo pode levar a anemia e a cancro. Altos níveis podem até levar a leucemia e provocar danos graves nos pulmões”, explica Collen Clark.
Também a dermatologista Debra Jaliman alerta para os perigos do benzeno. “Acaba por causar problemas neurológicos, como tonturas, dores de cabeça e até anemia. É muito importante ler os rótulos”, explica.
Leia Também: O estranho produto de beleza que vai dar que falar nos próximos tempos