Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

A poderosa bebida que baixa ativamente a hipertensão arterial

Boas notícias para os consumidores de chá.

A poderosa bebida que baixa ativamente a hipertensão arterial
Notícias ao Minuto

07:55 - 19/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pressão arterial

Um grupo de investigadores norte-americanos aponta mais uma boa razão para beber chá de hibisco. Além de aquecer, reconfortar, ajudar a perder peso e diminuir o inchaço, o consumo desta bebida pode, segundo um estudo feito pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, prevenir casos de hipertensão arterial, que ocorre quando há um aumento da pressão nas artérias, o que faz com que o coração tenha de se esforçar mais para fazer com que o sangue circule pelos  vasos sanguíneos. 

Leia Também: As mulheres sofrem mais do coração que os homens. E estas são as razões

Os cientistas avaliaram 65 indivíduos hipertensos, entre os 30 e os 70 anos. Nenhum dos participantes fazia medicação. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um bebeu três chávenas da bebida (cerca de 240 mililitros) todos os dias, durante seis semanas, e o outro um placebo.

Leia Também: Pense bem antes de colocar este alimento no prato. Pode causar cancro

Segundo os investigadores, as pessoas que beberam chá de hibisco apresentaram uma redução de até sete pontos na pressão arterial sistólica (máxima). A diminuição é considerada suficiente para evitar complicações como um acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. A pressão diastólica (mínima) também apresentou uma redução de cinco pontos. 

No entanto, este tipo de chá deve ser evitado por grávidas, mulheres a amamentar ou que desejam engravidar. "Por norma, estas pessoas tomam medicação para baixar a pressão. Como tal, caso associem os medicamentos à infusão de hibisco, podem ter uma queda muito alta da pressão, podendo desmaiar, sofrer dores de cabeça, náuseas ou até outras complicações médicas mais graves", explica a nutricionista Laura de Souza Silva, em entrevista ao jornal Metrópoles. 

Leia Também: Dor no peito, falta de ar e fadiga? Pode ser doença valvular cardíaca

Estou em risco?

Categorias da pressão arterial:

Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg

"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".

Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte. 

Leia Também: Comichão que não passa e não só. O que é e como tratar dermatite atópica

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório