Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Assassino silencioso'? O sinal de alerta que se manifesta em repouso

Saiba se é colesterol alto.

'Assassino silencioso'? O sinal de alerta que se manifesta em repouso
Notícias ao Minuto

19:32 - 15/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol LDL

O colesterol não dá sintomas e, em alguns casos, pode só ser diagnosticado através de exames ao sangue. Ainda assim, podem surgir alguns sinais de alerta no corpo que não deve ignorar, nomeadamente nos membros inferiores, conforme explica um artigo do jornal Daily Express. 

Já ouviu falar de isquemia? Segundo a rede de saúde CUF, é "o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo. Pode ocorrer em qualquer local, como o coração, cérebro, membros, intestinos, olhos e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada". Esta condição é grave, podendo causar lesão dos tecidos, a perda de um membro ou até mesmo a morte.

Leia Também: Pense bem antes de colocar este alimento no prato. Pode causar cancro

"Quando a isquemia atinge os membros inferiores, as manifestações mais comuns são dor, sensação de queimadura e cãibras musculares durante a marcha", alerta, sublinhando que . "esses sinais aliviam com o repouso", mas "podem evoluir para quadros de dor grave em descanso ou, mesmo, perda de tecido, com gangrena".

Se a isquemia for súbita, "a dor é mais intensa, os pulsos não são palpáveis, o membro fica frio e pálido, ocorrendo fraqueza e perda de sensibilidade". 

Nestes casos de isquemia, deixar de fumar é essencial para prevenir a progressão da patologia e impedir a perda do membro atingido. "Podem ainda ser utilizadas diversas classes de medicamentos com ação hipotensora, vasodilatadora, orientadas para o controlo do colesterol, analgésicos ou outros", acrescenta a CUF.

Leia Também: O hábito alimentar que não está a deixá-lo perder os quilinhos a mais

"O exercício físico devidamente aconselhado pode ser útil na isquemia dos membros inferiores e na angina de peito. Permite perder peso, controlar a pressão arterial e a diabetes e reduzir o colesterol", conclui. 

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol:  o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Somos o que comemos. Eis cinco poderosos alimentos anti-cancro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório