Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Quase metade das pessoas com diabetes têm depressão, diz estudo

Investigadores afirmam que isto afeta, especialmente, jovens adultos.

Quase metade das pessoas com diabetes têm depressão, diz estudo
Notícias ao Minuto

11:11 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Recentemente, uma equipa de investigadores australianos descobriu que diabetes tipo 2, podem estar ligados a um aumento da taxa de depressão, particularmente, entre adultos jovens.

Para o estudo, publicado na revista científica Diabetologia, foram analisados dados, recolhidos em 2017, relativos a mais de 200 mil pessoas. Com estas informações, foi possível perceber que 43% das pessoas, com diabetes tipo 2, tinham depressão, um número que aumentou, significativamente, já que uma década antes estava em 29%.

Os autores do estudo sugerem ainda, segundo o jornal The Independent, que pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos, diagnosticadas com diabetes, tinham 50% mais probabilidades de sofrer de depressão, quando comparadas com as pessoas que descobrem o problema depois dos 50 anos. 

"As nossas descobertas destacam claramente as implicações para a saúde mental do desenvolvimento de diabetes tipo 2 em idade jovem e a importância dos esforços para prevenir o diabetes no início da vida", diz o autor do estudo Sanjoy Paul, professor na Universidade de Melbourne, na Austrália. 

Acrescentando que o maior risco de desenvolver depressão "pode ser parcialmente explicado por uma maior carga de outros fatores de risco, incluindo obesidade e tabagismo”.

Leia Também: O vegetal muito comum que pode baixar (em 50%) os níveis de açúcar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório