Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Tosquia e outras sete dicas que ajudam patudos a voltar à rotina

Aqui tem um guia prático do que deve fazer nesta altura do ano.

Tosquia e outras sete dicas que ajudam patudos a voltar à rotina
Notícias ao Minuto

15:58 - 08/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

De regresso às rotinas, ao trabalho, às aulas e à correria do dia a dia, também os animais de estimação passam por um período de adaptação. E para que tudo corra pelo melhor, "há sete simples passos que podem ajudar os patudos a lidarem melhor com esta altura do ano, diminuindo os níveis de stress tanto para eles como para o ambiente familiar", Joana Gomes, médica veterinária ZU.

Em comunicado, a especialista alerta que "se para a maioria dos gatos regressar à rotina é muito agradável, por vezes para os cães pode ser mais complicado. Os gatos tendem a rapidamente a expressar os comportamentos habituais: depressa se apoderam da casa, pedem comida e acordam o dono bem cedo". "Para os cães, se há alguns que se adaptam muito bem a mudanças, há outros que ficam muito baralhados e tristes." 

Leia Também: Parvovírus. Saiba tudo sobre a infeção que matou dezenas de cães

durante as férias, os cães que tiveram a sorte de acompanhar os donos, desfrutaram da sua companhia e brincadeiras durante todo o dia. Adaptar-se a uma casa vazia pode fazê-los sentirem-se solitários e ansiosos. Para estes é necessário estabelecer disciplina, consistência nos horários e uma dose de paciência redobrada. Deve adotar uma linguagem clara, alimentação regular, exercício físico e/ou mental e períodos de descanso”, explica.

Joana Gomes chama ainda a atenção para a existência, tanto para cães como para gatos, de sinais de ansiedade por separação que podem surgir, pelo que importa "gerir e travar este comportamento, ajudando a sentirem-se calmos e relaxados quando a família estiver ausente de casa". A veterinária não tem dúvidas de que "se necessário, suplementos nutricionais ou feromonas podem ajudá-los".

Com tudo isto em mente, eis sete passos que vão facilitar o regresso à rotina dos patudos:

Leia Também: Os animais são os melhores amigos (e a alegria) das pessoas destes signos

1- Grooming

"Depois de muitos mergulhos e brincadeiras ao ar livre, um bom banho é a chave da higiene e da hidratação do pelo e da pele. Mas é também o mais aconselhado para o regresso a casa e... aos sofás."

2- Tosquia

"Ponderar em função dos nós apresentados. Se o pelo estiver danificado pelo sol ou pela água salgada, permite também uma limpeza da pele mais eficaz."

3- Desparasitação externa

"Em princípio foi um cuidado que teve em conta antes de viajar ou de encaminhar para um hotel, mas garanta que não vem nenhum passageiro a mais."

4- Desparasitação interna

"Garanta que as iguarias comidas, não tinham parasitas escondidos."

5- 'Check up' veterinário com maior detalhe nas patinhas'

"Com passeios mais longos ou pavimentos diferentes dos habituais que podem causar lesões nas almofadinhas. Nos casos em que desconfie que o seu animal está ansioso por ter voltado às rotinas habituais converse com o médico veterinário para construírem uma solução para o seu amigo de quatro patas."

6- Reforço à alimentação

"Com as agressões do verão causadas pelo sol e a água salgada, pode ser importante fazer um reforço à alimentação do seu patudo com suplementos para a pele e pelo. Aconselhe-se com o seu médico veterinário para saber a melhor opção."

7- Lave a cama

"Caso a caminha tenha ido de férias, deve ser lavada e exposta ao sol. Se tal não for possível, deve ser utilizada uma solução desinfetante, para eliminar bactérias ou outros agentes que possam ter vindo à boleia."

Leia Também: Acessórios fofinhos de que precisa para passear o patudo em grande estilo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório