Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

A doença que 'obrigou' Justin Bieber a cancelar (novamente) a digressão

Já ouviu falar da síndrome de Ramsay Hunt?

A doença que 'obrigou' Justin Bieber a cancelar (novamente) a digressão
Notícias ao Minuto

10:38 - 07/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Depois de atuar no Rock In Rio, no Brasil, Justin Bieber anunciou que irá voltar a fazer uma pausa na digressão, com passagem por Portugal, onde tem concerto marcado em Lisboa para 23 de janeiro de 2023. O objetivo? Cuidar da saúde. O cantor, de 28 anos, regressou aos palcos depois de, no início do ano, tornar pública a sua batalha contra a síndrome de Ramsay-Hunt, que lhe deixou o rosto parcialmente paralisado.

Leia Também: Justin Bieber volta a suspender digressão com passagem por Portugal

O que talvez não saiba é que na origem desta paralisia está o vírus da varicela, que se designa por varicela zoster ou herpes zoster. Quer isto dizer que todas as pessoas que tiveram varicela estão em risco de ter zona. "Pode ocorrer em cerca de 30% dos adultos, geralmente acima dos 50 anos", alertou Tiago Meirinhos, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e coordenador da Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

No entanto, existem ainda alguns subgrupos nos quais o risco de zona é superior, nomeadamente doentes imunossuprimidos, por doença ou medicação, e doentes com cancro, nomeadamente linfomas.

Leia Também: Justin Bieber cancela concertos no Brasil devido a problemas de saúde

"Numa fase inicial, o sintoma mais comum é um formigueiro ou parestesias, geralmente unilaterais a nível dorsal ou no tronco, embora possa atingir a face e região ocular e, nesses casos, com maior gravidade e pior prognóstico. Posteriormente, as parestesias evoluem para ardor, prurido e dor associada", diz o médico.

Já numa segunda fase, surgem as lesões típicas de zona, que são "manchas avermelhadas e pequenas bolhas que contêm um líquido transparente". "A dor aumenta progressivamente, tornando-se muito intensa e com grande impacto na qualidade de vida do doente, muita vezes impossibilitando até o sono. As lesões bolhosas vão dando lugar a crostas que cicatrizam em sete a 10 dias."

Leia Também: Justin Bieber atualiza fãs sobre estado de saúde e refugia-se na fé

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório