Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, qual é o compartimento para o detergente na máquina da roupa?

A pergunta surgiu no Twitter e a explicação tornou-se viral.

Afinal, qual é o compartimento para o detergente na máquina da roupa?
Notícias ao Minuto

13:22 - 30/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Casa

Escolher o programa da máquina de lavar roupa pode ser uma complicação. Ainda assim, para muita gente, outro problema surge no momento de colocar o detergente e o amaciador na gaveta. Há quem acrescente um pouco em cada um dos espaços, quem junte os dois apenas num, ou, no desespero, os que adicionam logo à roupa. Sabia que existe uma ordem correta para o fazer? Descubra tudo.

No final deste mês de agosto, a dúvida surgiu na rede social Twitter. Roman Kemp usou a sua conta para expor o problema com que se depara há muito tempo. “Tenho 29 anos e continuo a não fazer ideia o que ponho em cada um destes espaços.

Leia Também: Utiliza máquina de lavar a roupa? Quatro truques para proteger o ambiente

A descrição veio acompanhada com a imagem de uma gaveta da máquina de lavar roupa aberta com os três habituais compartimentos. A dúvida permaneceu até que surgiu uma salvadora, Laura de Barra. 

“Existem três compartimentos: pré-lavagem, detergente e amaciador. Não saber para qual é cada um pode fazer com que as roupas fiquem com mau cheiro, ásperas e que durem menos tempo.”

A explicação que Laura de Barra deu tornou-se viral na rede social com mais de 13 mil gostos, 1.400 ‘retweets’ e dezenas de comentários.

O compartimento do meio, o mais pequeno, é sempre para o amaciador. Depois o maior é para o detergente normal e outro para a pré-lavagem. Laura disse que, por norma, as máquinas têm estes três compartimentos por ordem, da esquerda para a direita: pré-lavagem, detergente e amaciador.

Ainda assim, nem sempre acontece, já que pode mudar de fabricante para fabricante, ou até de país para país. O ideal é sempre consultar as instruções no livro que veio com a máquina e ter em conta aos pequenos símbolos que por lá estão identificados.

Regra geral, o compartimento com ícone I é a pré-lavagem (lixívias, tira-nódoas), com o II é a lavagem (detergente), e o que tem uma espécie de flor é indicado para o amaciador. Em Portugal, foi esta a designação que encontramos nos manuais de três fabricantes, a Whirlpool, a Siemens e a Samsung.

Ao contrário do que tinha referido Laura de Barra e do que mostrou a imagem partilhada por Roman Kemp, em Portugal a disposição dos compartimentos pode ser diferente da apresentada. Da esquerda para a direita: lavagem, amaciador e pré-lavagem.

Leia Também: Há um número certo de vezes para lavarmos o cabelo? É desta que descobre

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório