Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Regresso às aulas. Como conseguir nota máxima em dentes saudáveis

Eis cinco comportamentos a adotar.

Regresso às aulas. Como conseguir nota máxima em dentes saudáveis
Notícias ao Minuto

20:42 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Com o final de agosto chega o fim das férias e o aproximar do regresso às aulas. Neste período, em que a praia e os gelados ficam para trás, são várias as mudanças que se chegam à frente. Entre a adaptação a novos horários, a organização de disciplinas e trabalhos de casa e a entrada em novas atividades extracurriculares, os dias de crianças e jovens tornam-se mais curtos e atarefados e o tempo para cuidar do sorriso tende a ficar esquecido.
 
Para que o regresso às aulas seja feito de sorrisos saudáveis, a cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress partilha, em comunicado, cinco dicas que vão ajudar a promover uma boa rotina de higiene dentária.

1- Restabelecer a rotina ortodôntica

"O verão e as atividades que lhe estão associadas facilitam o esquecimento de algumas das escovagens dentárias recomendadas, mas é tempo de as recuperar. O regresso às aulas é a altura ideal para voltar a estabelecer a rotina dental diária, nomeadamente, a escovagem duas vezes por dia e a passagem de fio dentário pelo menos 1 vez por dia."

2- Dormir cedo

"O regresso às aulas obriga à reorganização de grande parte dos horários familiares, o que pode prejudicar por vezes a rotina de sono. Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde em geral, e para a saúde dentária em particular já que, entre outras coisas, diminuirá, por exemplo, o consumo excessivo de lanches e snacks menos saudáveis típicos da ceia."

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

3- Controlar o consumo de açúcar

"Voltar à escola implica o regresso das marmitas com lanches e almoços. Neste sentido, é essencial controlar a quantidade de açúcar presente quer na comida, quer nas bebidas, uma vez que o consumo frequente de açúcar pode provocar cáries e outros problemas que podem levar inclusive à perda de dentes."

4- Beber muita água

"A água é um elemento essencial que consta na lista de 'material escolar' para o regresso às aulas. Além de manter a hidratação que o corpo necessita, beber água ajuda a remover bactérias geradas por açúcares ou outras substâncias, a manter as gengivas saudáveis e a regular a placa bacteriana. Além disso, ajuda a manter a concentração – um extra muito importante."

5- Marcar um 'check-up'

"Sabendo que as dores de dentes são bastante dolorosas e por vezes incapacitantes, agendar um check-up geral antes do início do ano letivo permitirá evitar faltar frequentemente às aulas durante o ano letivo. Neste check-up, a equipa médica irá garantir que o sorriso do paciente está livre de cáries e que o mesmo poderá começar o ano com um sorriso saudável."  

Leia Também: Três dicas para prevenir a sensibilidade dentária

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório