Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid. Vacinas com mRNA seguras para doentes com insuficiência cardíaca

As vacinas contra a covid-19 baseadas no RNA mensageiro (mRNA), como as da Pfizer e da Moderna, são seguras para doentes com insuficiência cardíaca, segundo uma investigação agora apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona.

Covid. Vacinas com mRNA seguras para doentes com insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

15:37 - 28/08/22 por Lusa

Lifestyle Estudo

O estudo, realizado pelo Hospital Herlev, da Dinamarca, concluiu que as vacinas contra a covid-19 com recurso a RNA mensageiro estão associadas a um risco de morte mais baixo em doentes com insuficiência cardíaca e não estão associadas a um risco acrescido de agravamento de problemas do coração como insuficiência cardíaca, tromboembolismo venoso ou miocardite.

Citada pela Efe, a chefe do estudo, Caroline Sindet-Pedersen, do hospital de Herlev, referiu que os resultados indicam que os pacientes com insuficiência cardíaca devem ter prioridade na vacinação.

"As vacinas contra a covid-19 continuarão a ser importantes para prevenir a morbilidade e a mortalidade em populações de doentes vulneráveis, por conseguinte, os estudos que enfatizam a segurança destas vacinas são essenciais para tranquilizar aqueles que possam estar hesitantes e para assegurar a continuação da utilização das vacinas", acrescentou.

Os doentes com insuficiência cardíaca apresentam um risco aumentado de hospitalização, necessidade de ventilação mecânica e morte por covid-19.

O estudo analisou 50.893 pacientes com insuficiência cardíaca não vacinados contra a covid-19 e 50.893 pacientes com insuficiência cardíaca inoculados com uma das duas vacinas com RNA mensageiro em 2021.

A investigação seguiu os participantes durante 90 dias para determinar possíveis causas de mortalidade, agravamento da insuficiência cardíaca, tromboembolismo ou miocardite a partir da data da segunda vacinação.

"O estudo sugere que não deve haver preocupação quanto aos efeitos secundários cardiovasculares das vacinas contra o RNA mensageiro em pacientes com insuficiência cardíaca e os resultados apontam para um efeito benéfico da vacinação sobre a mortalidade", concluiu Sindet-Pedersen.

Leia Também: Anti-inflamatórios associados a insuficiência cardíaca em diabéticos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório