Novo estudo diz que fazer exercício extra pode prolongar o tempo de vida

O ideal é ir além da dose diária recomendada.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
23/08/2022 13:34 ‧ 23/08/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Exercício físico

Uma alimentação equilibrada e exercício físico regular são sempre apontados como parte de um estilo de vida saudável. Um novo estudo da Harvard TH Chan School of Public Health, publicado na revista Circulation, da American Heart Association, concluiu que exercício extra acaba mesmo por prolongar o tempo de vida e evitar a morte precoce.

A pesquisa analisou dados de 100 mil participantes ao longo dos últimos 30 anos. Grande parte deles fazia exercícios mais moderados, como caminhadas e levantamento de pesos. Outros optaram por algo intenso, como corrida, ciclismo ou aeróbica.

Leia Também: Faz exercício com regularidade? Então está mais protegido contra a Covid

O estudo refere que quem cumpria a diretriz mínima, à volta de 150 minutos por semana, acabava por ter 21% menos probabilidade de morrer quando comparado ou outras pessoas que faziam menos exercício.

Já as pessoas que chegavam a mais de 300 minutos de exercício por semana acabavam por ter 23% menos hipótese de morrer por alguma doença precoce. Já quem superou esse número, e chegou aos 600 minutos, tinha 31% menos probabilidade de morrer.

“O ideal é manter a quantidade e a intensidade corretas do exercício físico, tudo para manter a saúde em geral”, explica Dong Hoon Lee, um dos autores do estudo. Incluir exercícios de cardio e de força na rotina é outra sugestão deixada.

Leia Também: O 'smoothie' fresco e muito benéfico para a saúde do seu coração

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas