Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Boas notícias sobre Covid-19. Medicamento contra diabetes pode ajudar

É o que garante um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.

Boas notícias sobre Covid-19. Medicamento contra diabetes pode ajudar
Notícias ao Minuto

16:31 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma equipa de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, considerou que o uso do medicamento metformina (destinado a pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol) no tratamento de doentes infetados com SARS-CoV-2 pode ajudar a prevenir hospitalizações.

"O nosso estudo sugere que a metformina pode reduzir as hipóteses de hospitalização por Covid-19", afirma Carolyn Bramante, um das autoras do estudo e professora da Universidade de Minnesota, num comunicado citado pelos meios internacionais. 

Leia Também: Covid-19. OMS recomenda segundo reforço vacinal para grupos de risco

Segundo o estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, os investigadores estudaram também os fármacos ivermectina, que ganhou popularidade no segundo ano da pandemia, e fluvoxamina. Porém, são descartados como um tratamento contra a Covid-19, pela falta de dados sobre os benefícios destes medicamentos nesta situação.

Para o estudo, iniciado em 2021, os especialistas recrutaram 1,3 mil pessoas com mais de 18 anos, com ou sem vacina contra o coronavírus. O Índice de Massa Corporal deveria ser igual ou maior que 25, o que indica peso a mais, um dos fatores de risco conhecidos para a Covid-19.

Segundo os cientistas, os participantes receberam um dos três medicamentos, placebo ou uma combinação de metformina e fluvoxamina ou metformina e ivermectina. Olhando para os resultados, a equipa de investigadores concluiu que apenas a metformina mostrou benefícios. Ainda assim, entendem que são necessários mais estudos.

Leia Também: Covid-19. Agência Europeia do Medicamento avalia nova vacina alemã

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: BA.4.6. Tudo o que se sabe sobre a nova subvariante da Ómicron

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório