Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

É vegetariano? Saiba o que deve fazer para fortalecer os ossos

A dieta vegetariana tem muitas vantagens, no entanto, pode deixá-lo com falta de vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

É vegetariano? Saiba o que deve fazer para fortalecer os ossos
Notícias ao Minuto

11:01 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Apesar de ter muitas vantagens, ser vegetariano, pode não ser a dieta mais saudável. A restrição de certos grupos alimentares pode causar problemas e como quem é adepto destas dietas não consome carne (ou derivados de animais) está mais em risco de vir ter falta de vitaminas e minerais, provenientes destes alimentos, essenciais para a saúde, em particular, dos ossos. 

No entanto, existem, segundo o jornal The Guardian, algumas coisas que estas pessoas podem e devem fazer, para garantir que têm ossos saudáveis, sem abdicar dos seus valores. 

É muito importante que se consuma, em grandes quantidades, alimentos ricos em proteína. É o elemento que mais afeta a saúde dos ossos e, felizmente, pode ser encontrado em feijões, quinoa ou sementes, diz Rajiv Bajekal, cirurgião ortopédico, ao jornal. 

Também pode ser boa ideia procurar alternativas, como tofu ou leite de soja, que sejam foritificadas com cálcio. Soja é um alimento particularmente benéfico porque tem muita proteína, micronutrientes e também fitoestrogênios, característica muito útil para a proteção dos ossos.

Leia Também: Seis comportamentos que podem prejudicar (e muito) a coluna dos miúdos

O cálcio é, no geral, muito importante para pessoas de todas as idades, mas especialmente para mulheres na menopausa, para garantir que os seus ossos são saudáveis. É que, segundo o especialista, normalmente, atinge-se o pico de saúde óssea aos 30 anos, por isso, convém que nesta altura sejam muito saudáveis, para o declínio, a partir desta idade, não ser significativo. Assim irá prevenir problemas como osteoporose, por exemplo. 

A forma como faz exercício também influencia e muito os seus ossos. Bajekal diz que caminhar, por exemplo, é bom para prevenir a perda de densidade óssea, mas não ajuda a fortalecer. Já andar com pesos nos tornozelos ou pulsos pode estimular a formação dos ossos. 

Exercícios como saltar à corda ou com pesos também ajudam. Para fortalecer as pernas pode fazer tai chi ou outras modalidades que promovam o equilíbrio. 

Além disto, se é vegetariano, deve comer alimentos com vitamina D e B12. São essenciais para a saúde óssea e ajudam a prevenir quedas e lesões. Espinafres, ovos e queijos são alguns dos alimentos que deve adicionar às suas refeições. Apanhar sol também vai ajudar, assim como tomar suplementos, especialmente, no inverno. 

Leia Também: Fraturas nas ancas são mais comuns em mulheres vegetarianas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório