Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo revela as consequências graves de fumar em terceira mão

Investigadores descobriram que produtos químicos perigosos e nicotina permanecem, mesmo depois de fumar, no carro, casa ou roupa.

Estudo revela as consequências graves de fumar em terceira mão
Notícias ao Minuto

16:08 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Foi publicado, recentemente, um estudo onde se afirma que pessoas não fumadoras, que vivem ou convivem nos mesmos locais que pessoas que fumam, correm sérios riscos de vir a sofrer de problemas de saúde graves, graças ao fumo em terceira mão. 

Caso não saiba, o termo fumo em terceira mão é usado para descrever a acumulação de produtos químicos perigosos e nicotina, libertados pelo fumo do tabaco, em superfícies, por exemplo, na roupa, nos móveis e nos tapetes. Ou seja, torna possível que pessoas que não fumam, sejam prejudicadas pelos componentes nocivos do tabaco, quando entram em contacto com estes objetos.

Para este novo estudo, publicado na revista científica Environmental Science & Technology, os investigadores focaram-se, principalmente, nas formas como os químicos nocivos, libertados pelo tabaco, entram no corpo. Algo que, acontece, involuntariamente, através da respiração ou da ingestão de pó, durante ações como manusear as roupas de um fumador ou até fazer check-in num hotel com áreas para fumadores, por exemplo.

Também é possível que estes compostos cancerígenos sejam absorvidos através da pele. Algo que é uma preocupação dos cientistas e que também foi alvo de análise. Graças a experiências, feitas com ratos, foi possível concluir que é através da pele que se está mais exposto aos compostos químicos criados pelo tabaco.

Os investigadores realçam ainda que esta exposição pode ser mais perigosa do que fumar, diz a StudyFinds, mas que é necessário continuar a investigar. 

Leia Também: Está com tosse? Saiba em que situações se deve preocupar

[Notícia atualizada às 16h02 de 19/08]

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório