Nas últimas décadas, a incidência dos vários tipos de cancro de pele aumentou de forma drástica. Ainda assim, na sua maioria, estas doenças são curáveis, desde que diagnosticadas precocemente. Como tal, estar atento e bem informado sobre os sinais de alarme que não deve ignorar é essencial.
Leia Também: O futuro chegou. Lente de contato poderá ajudar a detetar cancro
O aparecimento de um sinal novo, principalmente após os 40 anos, que apresente uma forma irregular ou uma cor anormal, ou de 'bolhas de sangue' sob as unhas, que não tenham resultado de uma agressão, são dois dos sintomas a que deve estar atento. Mas conforme explica a Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, citada pelo Daily Express, este cancro pode, à semelhança do que acontece com os tumores na mama, manifestar-se através de um nódulo numa das axilas, caracterizado pela presença de um caroço.
Embora devam ser removidos o quanto antes, "raramente são sinal de cancro". "Os nódulos na axila são frequentemente um sinal de infeção que pode requerer antibióticos", diz o centro médico.
Porém, caso desconfie de alguma situação fora do normal, deve consultar um médico dermatologista e evitar qualquer tipo de exposição solar direta.
Leia Também: Cancro da mama. Medicamento mostra mais eficácia do que a quimioterapia