Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Sintomas de cancro temido que vitimou realizador de 'Das Boot'

Podem ser altamente traiçoeiros. Aprenda a identificá-los.

Sintomas de cancro temido que vitimou realizador de 'Das Boot'
Notícias ao Minuto

16:30 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

O cineasta alemão do mítico 'Das Boot' e outras superproduções de Hollywood morreu na sexta-feira, dia 12 de agosto, aos 81 anos. Segundo a sua empresa de produção, Wolfgang Petersen lutava contra um cancro do pâncreas, um dos tumores com pior prognóstico.

Este tumor ocorre quando se formam células malignas no tecido pancreático. "O termo 'cancro do pâncreas' corresponde genericamente ao adenocarcinoma do pâncreas, que é o tumor maligno do pâncreas mais frequente, e que se forma a partir das células exócrinas (que produzem as enzimas digestivas)", explica o portal SNS24, baseando-se em informações da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. 

Leia Também: Morreu Wolfgang Petersen, realizador de 'Das Boot'

Habitualmente silencioso até uma fase avançada da doença, os seus sintomas variam de acordo com a localização do tumor no próprio órgão e não são exclusivos, o que quer dizer que podem aparecer noutras patologias. Dor abdominal, perda de apetite e de peso, náuseas e vómitos, bem como cansaço são alguns dos sinais de alerta a que deve prestar atenção. Se o tumor envolver a cabeça do pâncreas e provocar obstrução da drenagem biliar pode, eventualmente, notar uma coloração amarelada dos olhos e pele (icterícia).

Embora não sejam conhecidas as causas deste cancro, alguns dos fatores de risco incluem tabagismo crónico, alimentação rica em gorduras, obesidade, diabetes, pancreatite crónica e determinado tipo de quistos (mucinosos) do pâncreas. O risco de desenvolver cancro do pâncreas é superior nos familiares de 1.º grau (pais, irmãos ou filhos) que tenham ou tiveram a doença, sobretudo quando esta surge antes dos 50 anos.

Não há um rastreio eficaz para o cancro do pâncreas. Para preveni-lo deve adoptar hábitos saudáveis, como não fumar e ter uma dieta equilibrada, bem como não desvalorizar os sintomas. 

Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório