Meteorologia

  • 05 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Sintomas (associados ao cancro) que podem justificar uma ida ao médico

É importante não ignorar nenhum destes sintomas.

Sintomas (associados ao cancro) que podem justificar uma ida ao médico
Notícias ao Minuto

15:40 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quando se fala de cancro é muito comum ouvir-se dizer que um diagnóstico precoce pode aumentar o sucesso dos tratamentos. Tendo isto em conta, é essencial estar atento a todos os sinais que o corpo dá, assim conseguirá perceber o que se passa antes de se tornar um problema grave. 

O The Independent, meio de comunicação, criou uma lista com alguns sintomas, associados a cancro, que podem justificar uma ida ao médico. Para conseguir explicar tudo falaram com a médica Julie Sharp. 

Dores sem razão aparente

No geral, as dores são um sinal de que algo não está bem com o nosso corpo, por isso, não se podem desvalorizar e é preciso saber o que as causa. Caso não encontre justificação aparente deve ir ao médico. 

Leia Também: Investigadores italianos descobrem vacina contra o cancro

Suores fortes durante a noite

Existem muitos problemas que provocam suores noturnos. É o caso da menopausa, infeções ou até alguns medicamentos, explica a especialista. No entanto, quando o suor é muito intenso e faz com que acorde completamente molhado, pode ser um sintoma de cancro incluindo leucemia e linfoma.

Perda de peso sem explicação

Problemas no intestino ou na tiróide são as justificações mais comuns para a perda de peso repentina e sem explicação. No entanto, em alguns casos raros, diz a médica, variações muito acentuadas no peso, podem ser um sinal de doenças mais graves. 

Nódulos ou inflamação estranhos

São dois dos sintomas mais conhecidos de cancro e nem sempre são motivo de alarme. Podem ser provocados por uma lesão, por exemplo. No entanto, se for algo persistente, em partes do corpo como pescoço, axila, estômago, virilha, peito, mamas ou testículos é importante ir ao médico. 

Fadiga

Sentir-se cansado sem razão aparente é outro sintoma que não pode desvalorizar. Pode ser um sinal de algo grave, mas também se pode justificar, facilmente, por insónias, stress ou problemas autoimunes.

Sangramento sem causa aparente

Se começar a notar que as suas fezes, urinas ou vómito têm sangue, também deve procurar aconselhamento. O mesmo se aplica a situações em sangra quando tosse ou sangramento, entre menstruações, depois de relações sexuais e durante a menopausa.

Mudanças na pele

Feridas que não cicatrizam, mudanças no tamanho, forma e cor de um sinal ou o aparecimento de um novo, são problemas que devem ser levados a sério. Além disto, uma mudança de pigmentação estranha da pele ou das unhas, também merece uma ida ao médico. 

Leia Também: Sabe quando deve fazer uma biópsia da próstata? Médico explica

Problemas digestivos e alimentares

Nesta categoria incluem-se problemas como dificuldade em engolir, azia, indigestão ou perda de apetite, afirma a médica. Todos podem ser sintomas provocados por algum tipo de cancro incluindo pancreático, estomacal e esofágico.

Voz rouca, tosse ou falta de ar

Até podem ser sintomas de uma constipação ou gripe, no entanto, também estão associados a alguns tipos de cancro. Normalmente, devem desaparecer em apenas algumas semanas, por isso, se não acontecer deve procurar um diagnóstico. 

Mudança nos hábitos intestinais

Problemas como prisão de ventre ou aumento na frequência com que vai à casa de banho podem estar associados a cancro do intestino ou bexiga, afirma a médica Julie Sharp, acrescentando que também podem ter justificações menos graves. 

Úlceras persistentes na boca

São comuns, mas no geral rápidas de tratar, por isso, se não for o seu caso deve ir ao médico ou dentista para perceber o que se passa. 

Mudanças estranhas nos seios 

Não deve estar atento apenas a nódulos, alerta a médica. Também deve preocupar-se com mudanças no tamanho, forma, textura, assim como a mudanças na pele, vermelhidão, ou dores nas mamas. Também podem ser sintomas de cancro. 

Inchaço persistente 

É outro sintoma que, normalmente, não está relacionado com nada grave, mas que por vezes pode ser um sinal de cancro. Por isso, se estiver a sentir-se inchado quase todos os dias, deve ir ao médico. 

Leia Também: Cancro? Sintoma súbito (ignorado por muitos) que se manifesta ao acordar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório