Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Está cansado, mas não consegue dormir? Saiba qual pode ser o problema

São muitos os fatores que podem prejudicar o seu sono.

Está cansado, mas não consegue dormir? Saiba qual pode ser o problema
Notícias ao Minuto

22:01 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Chegou a hora de dormir, está cansado, mas não consegue adormecer? Infelizmente, é um problema comum e, segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, pode ter várias causas. 

Sestas não são uma má ideia, no entanto, podem ser prejudiciais se não as planear bem. Vários estudos afirmam que dormir durante muito tempo ou ao final da tarde pode fazer com que não consiga adormecer à noite. Pode também ser a razão pela qual dorme mal e acorda várias vezes. 

Os especialistas recomendam, segundo a Healthline, que as sestas tenham no máximo 20 ou 30 minutos e sejam feitas sempre na mesma altura do dia. Assim o copo habitua-se.

Ter ansiedade também não é ideal para uma noite bem dormida. Aliás, muitas pessoas com este problema, o distúrbio do sono é um sintoma e, muitas vezes, um fator de risco para insónias. Além disto, a ansiedade também o deixa mais em estado de alerta, o que não é bom quando se quer dormir. 

Leia Também: Crianças que não dormem nove horas podem ter cérebros menos desenvolvidos

Um estudo, feito em 2019, citado pela plataforma, afirma que até 90% das pessoas com depressão sofre de problemas relacionados com sono. Inflamação, alterações nas substâncias químicas do cérebro, fatores genéticos são alguns dos fatores que afetam a relação entre sonoe e depressão.

Também é possível que o café que bebeu, durante a tarde, lhe esteja a dificultar a vida. Já foram publicados vários estudos que dizem que basta consumir 200 miligramas de cafeína, 16 horas antes de ir para a cama, para não conseguir dormir bem. Os especialistas dizem que deve tentar parar de ingerir cafeína quatro a seis horas antes de ir para a cama. 

O seu telemóvel (e a luz azul no geral) também pode ser o 'inimigo' na hora de dormir. Qualquer dispositivo com um ecrã só lhe vai tirar o sono e reduzir os níveis de melatonina. Desligue tudo duas horas antes de dormir, é o que dizem os entendidos. 

Dificuldade em adormecer também é um sintoma comum de Covid-19 (e Covid longa), acrescenta a Healthline, manifestando-se principalmente em insónias. 

Apesar de nunca ter sido, completamente, comprovado, também é possível que exista uma relação entre a dificuldade em dormir e a sua alimentação. Por isso, pode ser boa ideia comer, antes de ir dormir, alimentos ricos em melatonina para o ajudar. É o caso de amêndoas e kiwi. 

Dificuldade em adormecer também pode ser um sintoma de outros problemas como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.

Leia Também: Tem rugas? A posição em que dorme pode estar a provocar o problema

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório