Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O dióxido de titânio nos tampões pode ser preocupante?

É um dos componentes mais usados em produtos menstruais. Começaram a surgir dúvidas sobre a sua utilização. Mas será que é mesmo prejudicial?

O dióxido de titânio nos tampões pode ser preocupante?
Notícias ao Minuto

12:29 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Não é de agora que os tampões usam dióxido de titânio na sua composição. Este, aliás, é um ingrediente bastante usado noutros produtos menstruais. Nas últimas semanas começaram a aparecer vídeos no Tik Tok e no Twitter a alertar para alguns problemas, como sangramento intenso ou reações alérgicas. Mas será que é mesmo preocupante?


A Pop Sugar falou com vários médicos para perceber realmente o que está em causa nesta questão. Importa, primeiro que tudo, explicar o que é o dióxido de titânio.

Trata-se de um mineral usado em forma de pó. É usado na indústria alimentar, para dar um aspeto mais atraente aos produtos, mas também em cosméticos, como protetores solares, pastas de dentes e tampões.

Leia Também: Covid-19. Estudo identifica alterações na menstruação devido às vacinas

No ano passado, houve um estudo que o considerou inseguro como aditivo alimentar por suspeitas de causar cancro. Ainda assim, a Food & Drug Administration (FDA) nunca deixou de permitir a sua utilização.

Não será fácil descobrir se os tampões que usa têm dióxido de titânio, a não ser que a marca faça uma lista de tudo o que o compõem. Normalmente é utilizado para fazer com que o fio seja mais branco. Algumas almofadas e forros acabam por fazer o mesmo.

“Não existe qualquer evidência de que o dióxido de titânio nas cordas dos tampões possa causar algum dano”, explicou a ginecologista Jen Gunter. Diz também que os tampões nunca foram associados a cancro ou condições graves de saúde.

“A maioria dos países tem diretrizes de saúde rigorosas para este tipo de produtos. Antes de todas as pessoas começarem a julgar, serão precisos muitos mais estudos para perceber se existem riscos do dióxido de titânio para a saúde” continua.

Leia Também: Esqueça os pensos e tampões! Há uma nova gama de cuecas menstruais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório