Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Evite estas bebidas se quer manter o fígado saudável

Além do álcool existem outras opções que podem dar origem a doenças hepáticas.

Evite estas bebidas se quer manter o fígado saudável
Notícias ao Minuto

09:28 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Certamente que o fígado não é dos primeiros órgãos que pensa como sendo um dos mais importantes do corpo. A verdade é que tem um papel crucial no funcionamento do organismo e deve ser cuidado da melhor forma. O álcool é um dos principais inimigos, mas não é o único a evitar se quer manter o fígado saudável.

O fígado gordo é uma das doenças hepáticas mais frequentes. Pode ter origem no excesso de consumo de bebidas alcoólicas, mas não só. Tensão alta, diabetes e colesterol elevado são igualmente na causa deste tipo de doença.

A médica Lauren Manaker explicou ao Eat This, Not That as principais bebidas que estamos a consumir e que causam mais danos no fígado. O primeiro que destaca não é o álcool, mas sim sopas e caldos com demasiado sal.

Leia Também: Estudo confirma eficácia de antioxidante na prevenção do fígado gordo

“Quantidades elevadas de sal podem causar sérios problemas ao fígado”, avisa. O melhor é fazer em casa este tipo de refeições, tudo para controlar a quantidade de sal que é colocada no interior.

Também os refrigerantes devem ser evitados. São bebidas com demasiada dose de açúcar. “Ajudam a acumular gordura no fígado, não é um hábito a manter.” Estudos recentes mostraram que este tipo de opções são mesmo as que estavam mais associadas ao fígado gordo de origem não alcoólica. 

E claro, que o álcool tinha também de ser mencionado. “Não só pode levar ao aparecimento de fígado gordo, como acelera a progressão de quem já tem esta doença hepática.”

Leia Também: O facto (mesmo) surpreendente que talvez não saiba sobre o fígado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório