Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Não se consegue livrar da caspa? Leia estas dicas

O problema pode ter uma solução simples.

Não se consegue livrar da caspa? Leia estas dicas
Notícias ao Minuto

17:06 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cuidados de cabelo

Ter caspa é um problema comum e muito incomodativo, por isso, é essencial saber como lidar para a fazer desaparecer. Para esclarecer todas as dúvidas que tem nestes dias, a revista Shape, pediu dicas a uma dermatologista. 

Inicialmente, a médica, Caroline Robinson, explica que a caspa pode ter três causas. Pode ser, por exemplo, o resultado da produção natural, mas em excesso, do óleo do seu couro cabeludo. Também pode ser provocada por um fungo, chamado malassezia, ou, simplesmente, ser um problema genético. Além disto, é possível que a caspa apareça em pessoas que têm o couro cabeludo mais seco. 

Independentemente da razão, a especialista diz que a solução é, no geral, sempre a mesma. Se os sintomas provocados pela caspa, como comichão, por exemplo, forem moderados, o primeiro passo é começar a usar um champô anticaspa. Existe uma grande variedade no mercado que podem ajudar, por exemplo, ajudar "a controlar a oleosidade do couro cabeludo", explica a dermatologista. 

Leia Também: O motivo pelo qual sente o seu cabelo mais oleoso e com pouco volume

Normalmente, produtos deste género incluem ingredientes como ácido salicílico, piritionato de zinco e sulfeto de selénio. Descobrir o champô perfeito para cada pessoa pode ser um processo de tentativa e erro. Segundo a especialista, durante esta procura, não se deve focar no seu tipo de cabelo, mas sim nos sintomas provocados pela caspa, porque o champô certo é aquele que os vai atenuar. 

Além disto, a revista recomenda que para aproveitar bem os efeitos do champô é necessário que o deixe atuar, antes de passar o cabelo por água, durante cerca de cinco minutos, ou ligeiramente menos, se tiver um couro cabeludo sensível.

Leia Também: Cabelo em queda livre? Experimente este potente sumo o quanto antes

É também importante, segundo a especialista, lavar o cabelo regularmente para evitar a acumulação de óleo. Quando começar a fazer o tratamento para se livrar da caspa deve usar o champô anticaspa em todas as lavagens. Assim que os sintomas comecem a desaparecer, pode começar a usá-lo cada vez menos. No entanto, para prevenir que este problema regresse pode (e deve) continuar a usar o champô, ocasionalmente. 

A dermatologista também diz que não vale a pena experimentar remédios caseiros e dá o exemplo das pessoas que usam óleo de coco para combater a caspa. Afirmando que produtos deste género só pioram o problema e fazem com que seja mais difícil de tratar.

Se os sintomas forem persistentes, ou não desaparecerem mesmo ao usar o champô, o melhor é ir ao dermatologista. Pode ser necessário fazer um tratamento com produtos que não estão disponíveis na venda ao público, por exemplo. Além disto, a especialista diz que é possível que, nestes casos, o problema nem seja caspa.

Leia Também: Vai à piscina? Aponte estas dicas que lhe vão salvar o cabelo do cloro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório