Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Atividades de lazer podem ajudar a reduzir (e muito) o risco de demência

Cientistas afirmam que atividades como tocar um instrumento ou fazer puzzles podem ajudar.

Atividades de lazer podem ajudar a reduzir (e muito) o risco de demência
Notícias ao Minuto

16:30 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Atividades como tricotar, ler ou fazer ioga podem reduzir, significativamente, o risco de Alzheimer, a forma mais comum de demência, segundo um novo estudo.

Durante a investigação, publicada na revista científica Neurology, foram analisados os resultados de vários estudos, feitos em anos anteriores, que envolveram mais de dois milhões de pessoas.

Com estes dados os investigadores conseguiram chegar à conclusão de que algumas atividades de lazer têm o poder de reduzir, em 23%, o risco de se vir a sofrer de declínio cognitivo, que pode provocar doenças como Alzheimer. Para fazer esta análise os investigadores dividiram as atividades de lazer em três categorias: mentais, físicas e sociais -  atividades em que, normalmente, as pessoas se envolvem por prazer.

Segundo os investigadores, os passatempos que envolvem esforço mental tiveram o melhor impacto, ou seja, as pessoas que fazem estas atividades conseguiram reduzir, em 23%, o risco de vir a desenvolver demência. Os hobbies nesta categoria incluem ler ou escrever, ver televisão, tocar um instrumento musical, mas também fazer trabalhos manuais como tricô ou colagem, por exemplo. 

Já atividades físicas como andar, correr, dançar ou nadar reduziram o risco destas doenças em 17%. Falar com outras pessoas, visitar a família ou amigos foram consideradas atividades sociais e conseguiram diminuir as hipóteses em 7%.

Além disto, estudos anteriores, citados pelos investigadores em comunicado, também já confirmaram que atividades deste género têm muitos benefícios para a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir o risco de cancro. 

Leia Também: Fruta do verão (pouco calórica) ajuda a prevenir Alzheimer, sugere estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório