Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Problemas que podem justificar a sensação de ardor nos olhos

Dores nos olhos são muito comuns e podem ter várias causas.

Problemas que podem justificar a sensação de ardor nos olhos
Notícias ao Minuto

19:01 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A sensação de ardor nos olhos é muito desconfortável e para resolver este problema é preciso saber o que o está a causar. Segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, este pode ter várias causas, umas mais graves do que outras. 

O síndrome do olho seco é uma das justificações mais comuns para dores e comichão nos olhos. É um problema que pode acontecer quando os olhos não produzem lágrimas suficientes  e, por isso, ficam desidratados e não conseguem funcionar corretamente. Outros sintomas deste problema incluem olhos vermelhos, visão turva e sensibilidade à luz. 

Também pode ser um sintoma de uma infeção como a conjuntivite, uma das fáceis de tratar. Existem outras que são mais graves, por isso, se os sintomas persistirem ou agravarem é melhor procurar ajuda médica. 

Leia Também: Será colesterol alto? Preste atenção a este sintoma que poucos conhecem

Alergias ao pólen, bolor e pelo de animal, por exemplo, provocam sintomas que afetam os olhos, como a sensação de ardor, comichão e vermelhidão. Além disto, também são conhecidos por causarem problemas respiratórios. 

As lentes de contacto também podem provocar irritações desconfortáveis, especialmente, quando as usa durante demasiado tempo. Além disto, não limpar as lentes corretamente, assim como usar lentes de contacto velhas, pode causar uma infeção. 

O problema também pode ser resultado de dores no nervo ótico que fica atrás do olho e pode inflamar. Algo que dificulta a comunicação entre os olhos e o cérebro e pode provocar dores. É um problema que se resolve sozinho, no entanto, se persistir terá de ir ao médico porque, em alguns casos, pode ser um sintoma de doenças como esclerose múltipla.

Também é possível que os seus olhos estejam apenas irritados devido a algum químico presente, por exemplo, em champôs, sabões ou produtos de limpeza. Sintomas como ardor, irritação e visão turva são muito normais quando isto acontece. Para resolver, no geral, basta lavar bem o olho, dependendo do químico. 

Quando pó, areia, terra ou até pequenos pedaços de madeira, entram nos olhos podem fazer um arranhão ou lesão na córnea. Isto pode provocar sintomas como ardor e sensibilidade nos olhos, assim como dores de cabeça. Deve remover este 'objeto estranho' imediatamente e se não o conseguir fazer vá ao médico. 

Leia Também: Abra os olhos! Problemas de visão podem aumentar risco de doenças graves

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório