Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cinco dicas para prevenir infeções urinárias no verão (resultam mesmo!)

São partilhadas por Catarina Peixinho, do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Pedro Hispano, na Senhora da Hora.

Cinco dicas para prevenir infeções urinárias no verão (resultam mesmo!)
Notícias ao Minuto

15:53 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

No verão, as infeções do trato urinário (ITU) nas mulheres parecem ser mais frequentes, sendo a principal causa desta associação a desidratação (suor e respiração), alerta Catarina Peixinho, do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Pedro Hispano, na Senhora da Hora, em comunicado.

A especialista explica que as infeções acontecem quando esta desidratação "não é compensada devidamente pela maior ingestão de líquidos, o que gera menor produção de urina, e mais concentrada".

Considera-se ITU "a presença de bactérias que promovem doença em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga), com exceção da uretra, que poderá ser colonizada com flora normal, como os lactobacilos e as neisserias não patogénicas". A especialista salienta que os microrganismos podem chegar ao aparelho urinário por via hematogénea ou linfática, mas a via habitual é a ascendente, com origem no reservatório intestinal.   

As mulheres apresentam uma prevalência maior, principalmente "devido a fatores fisiológicos, como a maior proximidade da uretra feminina ao ânus e o facto de ser uma uretra muito mais curta do que a masculina", diz. Acrescenta que, "em mulheres jovens, os maiores fatores de risco para cistite são atividade sexual recente ou frequente, uso frequente de espermicida nonoxinol-9 (presente em alguns preservativos) e antecedente de ITU". Mas existem ainda outros fatores que aumentam o risco: as alterações na flora vaginal devido à gravidez ou menopausa, uso de antibióticos, alterações no esvaziamento vesical e problemas estruturais no trato urinário. 

Segundo a ginecologista, é difícil determinar em Portugal a incidência real da ITU adquirida na comunidade, mas "estima-se que 50 a 60% apresentará, pelo menos, um episódio ao longo da sua vida". Quanto ao pico de incidência de infeções não complicadas do trato urinário baixo em mulheres "observa-se entre os 18 e os 30 anos, coincidindo com a idade de máxima atividade sexual na mulher e idade fértil".

Nas mulheres em fase de pós-menopausa, embora seja mais difícil estimar o número de infeções urinárias, calcula-se que, "aos 70 anos, 15% das mulheres apresentem bacteriúria assintomática, número que aumenta para 30-40% em mulheres hospitalizadas/instituições de geriatria e praticamente para os 100% em portadoras de sonda urinária permanente". 

Com tudo isto em mente, Catarina Peixinho, do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Pedro Hispano, na Senhora da Hora, partilha cinco dicas. Uma a uma, ei-las:

1- Hidrate-se

"Como está calor e transpiramos mais é importante repor a perda de líquidos. É uma boa forma de prevenir infeções urinárias."

2- Não adie as idas à casa de banho

"A falta de hidratação aliada a uma urina mais concentrada faz aumentar o risco de uma infeção. Por isso, quando a bexiga der sinal, vá à casa de banho."

Leia Também: Papel vs toalhitas: Afinal, qual devemos escolher após o 'número dois'?

3- Faça uma alimentação rica e variada

"Junte às boas escolhas alimentares cranberrys e probióticos contendo lactobacilos para prevenir as infeções. Um bom trânsito intestinal também é importante para o sistema urinário."

4- Deixe secar bem o fato de banho ou biquíni antes de se vestir e sair da praia para evitar humidade excessiva na região íntima

Prefira roupa íntima de algodão em vez da sintética. Evite roupas muito apertadas.

5- Escolha produtos adequados para lavar a zona íntima

Uma higiene excessiva ou o uso de produtos inadequados que podem causar irritação ou favorecer o aparecimento de infeções. Evite produtos antissépticos e opte por soluções de lavagem suaves sem sabão. Deve lavar-se bem (de frente para trás) e secar-se cuidadosamente. Se necessário, aplicar um cuidado calmante. Durante a menstruação troque os pensos ou os tampões com regularidade. 

Leia Também: Hábito (pouco higiénico) que todos temos é mais perigoso do que julga

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório