Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sabe quando deve fazer uma biópsia da próstata? Médico explica

Em Portugal, o cancro da próstata é o mais frequente no homem. Mas o seu diagnóstico precoce pode ser decisivo para ultrapassar a doença.

Sabe quando deve fazer uma biópsia da próstata? Médico explica
Notícias ao Minuto

15:41 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O urologista José Sanches Magalhães, fundador do Instituto de Terapia Focal da Próstata, afirma que "deve ser proposta a hipótese de deteção precoce do cancro da próstata a todos os homens entre os 40 e os 50 anos", especialmente aqueles com familiares diretos com cancro da próstata. Para tal, basta a realização de análise ao sangue: o teste do PSA (Antigénio Específico da Próstata - Prostate Specific Antigen).

"Saídos de uma pandemia, em que os cuidados de saúde foram adiados ou até passados para segundo plano, é mais do que nunca, de extrema importância, alertar para a importância da prevenção do cancro da próstata. É o mais frequente no homem, no nosso país, e onde o seu diagnóstico precoce pode ser decisivo para ultrapassar a doença", sublinha o urulogista.

O cancro da próstata é sempre assintomático numa fase inicial. O aparecimento de sintomas pode acontecer apenas numa fase de doença já avançada. No entanto, a deteção do turmor numa fase precoce permite o tratamento, com uma taxa de cura que pode ultrapassar os 95%.

Os dados mais recentes indicam que existem mais de seis mil novos casos por ano, apenas em Portugal, tratando-se do tumor com maior prevalência nos homens, inclusivamente acima do cancro do cólon e reto e do pulmão. Cerca de 90% de todos os cancros deste tipo são detetados quando o tumor está localizado na próstata ou em torno dela, pelo que as taxas de sucesso do tratamento são elevadas, comparativamente com outros tipos de doença oncológica.

Não há uma idade específica para este problema, embora se desenvolva principalmente após os 65 anos. De forma geral, o acompanhamento deve ser feito a partir dos 50 anos, ou no caso dos principais fatores de risco comprovados para o cancro da próstata (a história familiar e a origem étnica), deve-se procurar o acompanhamento desde os 40 anos.

Tratamento

A técnica de diagnóstico é fundamental para identificar com precisão o foco a tratar. "Enquanto as terapias radicais, como a prostatectomia radical ou a radioterapia, têm efeitos secundários muitas vezes irreversíveis, a terapia focal tem a vantagem de preservar as funções urinária e sexual, para além de ser uma técnica minimamente invasiva e com uma recuperação muito rápida", explica Sanches de Magalhães.

Atualmente, muitos tumores são tratados adoptando uma estratégia focal: mama, rim, por exemplo. As vantagens desta abordagem prendem-se com uma recuperação pós tratamento muito mais rápida e com efeitos secundários praticamente nulos. A eletroporação irreversível - também conhecida por Nanoknife - é posta em prática com base na fusão das imagens de ressonância magnética e ecografia e que preserva as funções urinária e sexual.

É uma técnica que não danifica os tecidos e estruturas adjacentes às lesões, porque em vez de usar calor ou frio extremos, utiliza impulsos elétricos para destruir as células cancerígenas. Por ser um tratamento focal, guiado por tecnologia de fusão de imagens de ressonância magnética e ecografia, permite tratar apenas a zona com doença clinicamente significativa.

Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório