Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Proteína no sangue pode ajudar a detetar risco de diabetes e cancro

Um novo estudo refere que pessoas com valores elevados de prostasina são mais propícias a virem a ter este tipo de doenças.

Proteína no sangue pode ajudar a detetar risco de diabetes e cancro
Notícias ao Minuto

08:41 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

O risco de diabetes e de cancro pode vir a ser detetado através de uma análise de sangue. Um estudo realizado por cientistas suecos e chineses concluiu que pessoas com valores elevados de prostasina, uma proteína no sangue, têm mais possibilidade de sofrerem com estas doenças.

Os cientistas analisaram mais de 4.500 amostras de sangue que foram registadas durante os últimos 20 anos para um outro estudo, o ‘Malmö Diet And Cancer’.

Os pacientes que possuíam valores mais elevados de prostasina acabaram por se revelar mais propícios a ter diabetes e cancro do que os com valores mais baixos.

Leia Também: Cancro: Homens podem estar mais vulneráveis devido a fatores biológicos

A relação entre diabetes e cancro é pouco compreendida e esta proteína pode dar uma possível ligação entre as duas”, explica Gunnar Engström, professor da universidade de Lund, na Suécia, um dos autores do estudo.

“Neste momento conseguimos examinar até que ponto a prostasina está relacionada com estas doenças ou se é um elemento fundamental para perceber o risco de as ter. Será possível identificar pacientes de risco e apresentar algumas medidas preventivas”, continua Gunnar Engström.

A prostasina tem um papel importante no organismo uma vez que ajuda a regular a pressão arterial e também retrai o aumento de tumores. Apesar das conclusões do estudo, ainda serão necessárias mais investigações para perceber a real ligação desta proteína com as doenças.

“Serão necessárias mais pesquisas para descobrir se a prostasina tem um papel direto no desenvolvimento da diabetes tipo 2 e de cancro em pessoas com valores de açúcar no sangue elevados”, explica Jessica Brown, da organização Diabetes UK, em declarações ao The Guardian.

Leia Também: Técnica de medicina tradicional chinesa pode ajudar a prevenir diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório