Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

O motivo pelo qual sente o seu cabelo mais oleoso e com pouco volume

Carlos Portinha, chief clinical officer da Insparya, explica.

O motivo pelo qual sente o seu cabelo mais oleoso e com pouco volume
Notícias ao Minuto

15:00 - 07/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cabelo

Há determinados dias do mês em que sente que o cabelo está mais oleoso, colado à cabeça e com pouco corpo e volume? Não se trata da sua imaginação. "A saúde capilar está diretamente relacionada com o estado de saúde geral", explica Carlos Portinha, chief clinical officer da Insparya, em comunicado.

Segundo o especialista, "não se trata de uma questão psicológica que nos dias em que as mulheres estão menstruadas não se levantem com um 'bom cabelo'. É, sim, uma questão fisiológica e hormonal". "Está demonstrado que a menstruação e as mudanças hormonais afetam diretamente a aparência da nossa cabeleira", diz, sublinhando que "assim como a pele pode dar sinais do ciclo menstrual – com o aparecimento de alguma borbulha inoportuna – o cabelo também se ressente".

As mudanças hormonais estão diretamente relacionadas com a produção de sebo. De acordo com o  médico, "esta produção de sebo aumenta especialmente entre os 15 e os 35 anos".

Além disso, o cabelo muda consoante o dia do ciclo menstrual em que a mulher se encontre. Tal como explica Carlos Portinha, nos dias anteriores à ovulação, o cabelo tem uma aparência mais saudável, com mais volume e brilho, uma vez que o nível de estrogénios é mais alto. Em contrapartida, conforme se vai aproximando o período, os níveis de progesterona disparam, provocando um aumento da produção de sebo, que aumenta a oleosidade do couro cabeludo.

Embora os níveis de progesterona diminuam quando começa a menstruação, os estrogénios, encarregados de controlar a produção de sebo e a ativação das glândulas sebáceas, também baixam "tendo como consequência imediata no cabelo, que o couro cabeludo se torne mais sensível e se fique mais oleoso" acrescenta.

A isto junta-se a subida da testosterona, que se encontra no seu ponto mais alto nos dias da menstruação, desencadeando também a produção de sebo.  

Leia Também: Cabelo em queda livre? Experimente este potente sumo o quanto antes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório