Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Fármaco usado durante anos pode ser esperança na cura da Covid longa

Os resultados de um pequeno estudo são promissores, mas os especialistas consideram que ainda é cedo para celebrar.

Fármaco usado durante anos pode ser esperança na cura da Covid longa
Notícias ao Minuto

12:26 - 03/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Há uma nova esperança para o tratamento de sintomas de longo prazo da infeção por coronavírus. Segundo um estudo divulgado terça-feira, 2 de agosto, os resultados são promissores entre os doentes diagnosticados com a chamada Covid longa que receberam um medicamento desenvolvido pela americana Axcella Health. Porém, os especialistas mostram-se divididos.

Durante os testes clínicos, os autores analisaram dados de 41 indivíduos divididos em dois grupos: 21 pessoas tomaram o medicamento, designado AXA1125, e os restantes receberam um placebo, por um período de 28 dias. Dados partilhados pela empresa mostram que três pessoas do primeiro grupo notaram melhorias significativas ao nível da fadiga. Outros voluntários acrescentam que o desempenho cognitivo também melhorou. 

Leia Também: Estas pessoas estão em sério risco de ter Covid longa. Falamos de si?

O fármaco foi originalmente desenvolvido para o tratamento do fígado gordo, também conhecido como esteatose hepática, que significa acumulação de gordura nas células do fígado. Durante este estudo, os investigadores esperavam que o órgão pudesse recuperar a função das mitocôndrias - responsáveis por armazenar a energia -, afetada durante a infeção por Covid-19. No entanto, o objetivo fracassou.

Leia Também: Covid longa. O facto que todos os pais devem (mesmo) saber

Ainda assim, o medicamento mostrou-se seguro e foi bem tolerado pela maioria dos participantes. À agência Reuters, Jason Maley, consultor da Axcella, referiu, inclusive, que os efeitos secundários foram mínimos. 

Recorde-se que a Covid longa acontece quando os sintomas da doença se prolongam no tempo. A fadiga, falta de ar, tosse, dores musculares ou perda de olfato e paladar prolongados são alguns dos sintomas mais comuns.

Leia Também: Homens vs mulheres: Quem está em maior risco de Covid longa?

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Queda de cabelo, falta de desejo sexual e outros sintomas de Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório