Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Venha descobrir os estilos Étnico e Oriental: Leve o mundo até sua casa!

Estilo étnico e estilo oriental no âmbito da decoração, já ouviu falar? Seguramente que sim e talvez até desconfie que se identifica com um ou com outro, ou com um e com outro. Mas conhece os preceitos de cada um deles para poder adotá-los na sua casa? Numa altura do ano que é ideal para remodelações, fique a conhecer melhor estes estilos e crie a sua própria tendência decorativa.

Venha descobrir os estilos Étnico e Oriental: Leve o mundo até sua casa!
Notícias ao Minuto

09:28 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

A grande maioria reger-se-á por um estilo de vida enquadrado na cultura ocidental. Afinal, é aquela que nos rodeia, é a que conhecemos desde sempre, a que dominamos e a que nos é mais familiar. É aí que mora a nossa zona de conforto. Como tal, é também aquela que modela o nosso comportamento e que vai servindo de bússola no quotidiano: somos - talvez uns mais do que outros - produto do meio onde estamos inseridos e isso transpira nas mais variadas vertentes, nomeadamente na decoração das nossas casas. A estética do lar reflete quem lá mora. A sua personalidade, as suas vivências.

Mas a predominância da cultura ocidental não exclui o fascínio por outras culturas. Aliás, pelo contrário. Não raras vezes somos seduzidos pelo desconhecido, pelo que nos é estranho. Uns terão alma de aventureiro e irão à descoberta. Outros ficar-se-ão pelo deslumbramento à distância. Uns e outros poderão querer trazer outros mundos até suas casas através da decoração. É aqui que entram os tão em voga estilos étnico e oriental - não, não são iguais - que, uma vez abraçados, ajudam a ditar tendências decorativas únicas. Dê largas à liberdade criativa e aprenda a introduzir estes estilos lá em casa com a hôma - Happy Home Living.

Étnico ou Oriental? Descubra as diferenças 

Em matéria de decoração, os estilos étnico e oriental andam, sim, de mãos de dadas ao ponto de se (con)fundirem. Mas, ao contrário do que alguns pensarão, embora comunguem de certas semelhanças, têm características distintas. Vejamos.

Notícias ao Minuto © hôma  

O estilo étnico é pautado pela excentricidade, bebendo inspiração na arte tribal e costumes de outros continentes, como o africano ou o sul-americano. Os materiais naturais e tons terrosos remetem para um ambiente quente, ligado à terra, e dão o mote a acessórios decorativos que carregam histórias para contar. Apontamentos de viagem, adornados por uma aura de exotismo, pontuam ainda este estilo que sintetiza influências dos vários cantos do mundo e que transporta na sua génese um espírito de aventura temperado pelo respeito para com a natureza e por uma atitude eco-responsável.

Notícias ao Minuto © hôma  

Já o estilo oriental, como o nome indica, está mais circunscrito a uma inspiração oriunda da Ásia. As culturas japonesa, chinesa e indiana são, por excelência, aquelas pelas quais este estilo alinha. Minimalista e marcado por cores vibrantes, o estilo oriental colhe também alguma da ancestralidade e misticismo associados aos territórios pelos quais se guia, mas encontrando ainda espaço para um toque de ousadia vindo da Tailândia e da Malásia. Transmite tranquilidade, harmonia e equilíbrio, ao mesmo tempo que imprime um cunho de elegância aos espaços em que é aplicado.

Não obstante as suas diferenças, os estilos étnico e oriental podem perfeitamente coabitar, devendo, porém, ser conjugados com alguma parcimónia para não saturar os ambientes. Aliás, esse cuidado deve ser tido em conta também na conciliação de cada um destes estilos com outros que possam precedê-los em determinada área, sob pena de entrarem em conflito. O diálogo entre vários estilos decorativos numa casa deve, antes, fluir com leveza.

Notícias ao Minuto © hôma  

Ainda bem que estás a chegar, outono

Provavelmente, as férias de verão já pertencerão ao passado, até porque quem tem filhos em idade escolar vê já o próximo ano letivo a aproximar-se a passos largos. Cheira, pois, a despedida da época estival, não estivesse também outono à espreita.

Com naturalidade, gradualmente permaneceremos mais em casa, sendo esta mudança de estação a altura ideal para pensar em fazer algumas transformações decorativas e pôr em prática as noções mais concretas que agora tem sobre dois estilos tão apetecíveis para conferir um look mais vanguardista ao espaço onde vive, por forma a que combine com a sua essência. Mas como?

Não basta a teoria. Eis como pôr em prática 

Em primeiro lugar, e seguindo a indicação de não cair no exagero, não precisa de remodelar todos os compartimentos em conformidade com determinado estilo, nem tampouco encher uma divisão com peças alusivas ao mesmo. Há uns quantos elementos com força e carga simbólica suficientes para criar a atmosfera decorativa que procura.

Notícias ao Minuto © hôma  

No caso do estilo étnico, estatuetas e máscaras são disso exemplo, tal como também o são espelhos, candeeiros e tapetes trabalhados com materiais naturais como corda, ráfia, sisal ou juta. Plantas, muitas plantas, designadamente artificiais, bem como cestos decorativos são outras peças-chave que não podem faltar.

Notícias ao Minuto © hôma  

Além da obrigatória madeira, mobiliário e outros objetos em bambu fazem todo o sentido. Os móveis, que podem ser coloridos, pedem alguns pormenores rendilhados, recebendo igualmente bem detalhes em metal. Atenção, nem toda a mobília tem de ter estes atributos, basta um aparador ou uma mesa de apoio para fazer a diferença.

Notícias ao Minuto © hôma  

Em matéria de têxteis, invista em padrões marcantes e cores fortes, que convoquem uma certa excentricidade. Almofadas, mantas, cobertas, acolherão lindamente estes requisitos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Pode ainda abusar de franjas e de macramé, tal como de rendas e de pompons, quer em cortinas e almofadas, quer em elementos talvez menos óbvios como candeeiros, cadeiras e tamboretes.  

Estudadas que estão as lições sobre os estilos étnico e oriental, resta lançar o desafio: cruze fronteiras por via da decoração de sua casa, importando a inspiração que vai encontrar nas lojas da hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório