Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Biquínis há muitos, mas como estes só na Lamèr

Duas amigas de longa data lançaram uma nova marca de 'swimwear' com etiqueta portuguesa.

Bárbara Machado e Mara Mateus, de 27 e 26 anos, respetivamente, vivem em Guimarães e conhecem-se há quase uma década, desde os tempos de faculdade. Uma seguiu desporto, a outra economia e gestão, mas ficou sempre o desejo de deixarem uma marca no mundo - literalmente. E foi em 2022 que o sonho ganhou forma. A Lamèr nasce, assim, de uma grande amizade e tudo é português, exceto o nome.

Logo após terminar a licenciatura, em 2016, Bárbara abriu um estúdio de fitness em Guimarães. Já Mara, a outra cara do projeto, trabalha, desde 2015,  no departamento de relações internacionais de uma empresa têxtil da cidade berço. Daí a perceberem que juntar 'forças' era o melhor caminho foi um passo.

Leia também: MOSEO Artwear. Já pode ter uma galeria de arte no seu roupeiro

Esta não é a primeira vez que Bárbara tenta vingar na moda. "Há quatro anos atrás, criei uma coleção de 'swimwear' a solo, mas com o crescimento do estúdio, tornou-se  difícil conciliar os dois projetos", começa por contar ao Lifestyle ao Minuto. Com uma bagagem de conhecimentos  diferente, "surge, no final do ano passado, o convite à Mara para recriar o projeto, lançando a marca de raiz".

Com biquínis e fatos de banho para dar e vender, entre os 42 e os 49 euros, a Lamèr tem também saídas de praia (21€) em linho para complementar o look e a pensar em todo o tipo de corpos. "As nossas peças procuram empoderar o sexo feminino. Queremos que as mulheres se sintam modernas, independentes e seguras", diz Bárbara.

À boleia da melhor amiga, por um terreno que nunca tinha pisado, Mara acrescenta: "Também queremos que saibam que, quando compram Lamèr, estão a dar um contributo para um futuro mais sustentável". A preocupação ambiental da marca traduz-se, por exemplo na escolha dos materiais. "Toda a nossa embalagem é 'eco-friendly' e 'plastic free'. Usamos restos de linho têxteis para o desenvolvimento dos sacos de embalagem e papel reciclado no etiquetas", explica. 

Leia Também: LUR Natural Skinfood, a nova marca de cosmética natural a preço de amigo

Além disso, "produzimos todas as peças no Norte de Portugal, com uma equipa de costureiras locais", o que "nos permite estar envolvidas em todo o processo de produção e garantir o menor desperdício possível de materiais".

Quanto ao futuro, a bússola aponta para o mundo. "A abordagem internacional será algo que pretendemos implementar na marca", antecipa Mara. Entretanto, por solo nacional, a dupla está empenhada em "criar parcerias com 'showrooms' multimarcas espalhados pelo país, para que as clientes possam experimentar os modelos", que podem ser comprados, para já, apenas na loja online da marca.

E não é tudo. "Apesar do nosso foco ser o 'swimwear', queremos alargar o conceito da marca, permitindo um crescimento de forma mais sustentada." O próximo passo será apostar em roupa desportiva.

Percorra a galeria acima e espreite os primeiros modelitos da Lamèr.

Leia Também: Cayet. O 'little black dress' do momento é de uma marca portuguesa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório